Winston Churchill – Biografia, vida política e atos do conservador britânico

  • Home
  • Biografias
  • Winston Churchill – Biografia, vida política e atos do conservador britânico

Winston Churchill foi um político conservador, famoso por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial.

Winston Churchill é conhecido pelos feitos na Segunda Guerra Mundial. Isso porque, foi primeiro-ministro inglês duas vezes consecutivas no Reino Unido.

Além dos cargos políticos, Churchill também exercia a profissão de jornalista e escritor. Pelos seus escritos, recebeu ainda um dos prêmios mais aclamados da literatura, o Nobel de Literatura. Além disso, os Estados Unidos concedeu ao político a cidadania honorária no país.

Em síntese, Churchill nasceu em 1874, filho de um político e uma socialite norte-americana. Vindo de família rica, Winston não era considerado uma criança quieta.

Na escola, enfrentava problemas com o ensino, além de colecionar péssimos resultados nos testes e exames escolares. Entretanto, com dedicação, conseguiu seguir os estudos e acabou se formando em uma boa escola. Em seguida, se ingressou no colégio militar e concluiu os estudos ficando em oitavo lugar.

Como jornalista, trabalhou em Cuba cobrindo a guerra em 1895. Além disso, participou como combatente da guerra Anglo-Afegã, além de escrever para diversos jornais e revistas. 

Winston Churchill era conhecido por ter sobrevido à diversos desastres, como acidentes de avião, atropelamentos e etc. Todos dos acontecimentos faziam pensar que Churchill seria um chamado do destino.

Winston Churchill e a carreira militar

A vida de jornalista e militar seguia paralelamente. Assim, ao mesmo tempo em que servia às forças armadas, Churchill também escrevia para jornais como o Daily Graphic. Após ser mandado para Índia para cobrir as ocorrências em Malakand, o Reino Unido começou a se interesse pelo militar.

Dessa forma, a participação de Winston Churchill na Índia servia para acabar com grupos que eram opostos domínio inglês.

Winston Churchill - História, vida política e atos do conservador britânico
Unidos contra Hitler, Churchill e Stálin, construíram entre eles até o fim da guerra mais do que um acordo militar conjuntural. Fonte: Sul 21

Assim, em 1999, Winston Churchill foi mandado para o Sudão em mais uma operação militar. Dessa vez, embarcou como oficial da 21ª Divisão de Lanceiros. Além disso, era correspondente do Morning Post.

Em seguida, Churchill voltou para as terras inglesas onde tentou ser deputado, porém, perdeu as eleições. Por consequência, acaba indo para a África do Sul onde foi capturado por povos que eram contrários às guerras na Inglaterra.

Por fim, depois de quase ser capturado novamente, após uma tentativa de fuga, Winston Churchill conseguiu escapar dos povos que o capturaram. Assim, fora das prisões dos bôres, Churchil conseguiu ultrapassar as linhas britânicas e retornar ao seu país.

Carreira política

A carreira política de Winston Churchil começou em 1900, quando foi eleito na Câmara dos Comuns como deputado do Partido Conservador. Entretanto, após quatro anos abandou os comunistas para se unir aos liberais, em 1904.

Nos anos seguintes, Winston Churchil lutou para que fosse feito um acordo de paz entre os povos africanos que o haviam capturado.

Winston Churchill - História, vida política e atos do conservador britânico
Winston Churchill, 21 anos, de uniforme dos próprios hussardos da quarta rainha, 1895. Fonte: Jacobin

Em seguida, já em 1911, foi concedido ao político britânico o cargo de Comandante Supremo da Marinha. Por consequência, ordenou para que o exército marítimo fosse aumentado, já que temia uma possível guerra no continente europeu.

Assim, durante a Primeira Guerra Mundial, Winston Churchil  não conseguiu êxito em suas dispostas o que, por consequência, acabou ocasionando na retirada dele no cargo de comandante.

Dessa forma, em 1924, já de volta ao Partido Conservador, Winston Churchil é nomeado como Ministro das finanças no então governo de Stanley Baldwin. Assim, com o intuito de melhorar a economia na Europa, Churchil teve a pior gestão política dentre os outros representantes. Isso porque, ao tentar elevar o valor da libra, uma crise inimaginável teve início.

Winston Churchill - História, vida política e atos do conservador britânico
Winston Churchill, antes da morte, se dedicou à escrita e à pintura. Fonte: Outras Palavras

Após muitas disputas e conflitos políticos, Winston Churchil se afasta da política em 1955. Assim, seu tempo passa a ser dedicado à escrita e à pintura. Em seguida, Winston Churchill faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 24 de janeiro de 1965.

A vida como jornalista

Durante sua vida Winston Churchil, além de exercer diversos cargos políticos de extrema relevância, também trabalhou escrevendo para jornais. Além disso, possui obras literárias, nas quais lhe concederam o Prêmio Novel de Literatura, em 1953 por suas memórias de guerra. Confira as obras escritas por Churchil:

  • The World Crisis (1923)
  • Minha Mocidade (1930)
  • Grandes Homens do Meu Tempo (1937)
  • Tis Was Their Finest Hour (1940)
  • Sangue Suor e Lágrimas (1940)
  • Memórias da Segunda Guerra Mundial (1948)
  • Triumph and Tragedy (1953)
  • História dos Povos de Língua Inglesa (1956)

Você sabia?

  • Mais de 60 atores já interpretaram Winston Churchil no cinema;
  • Churchil também já emplacou dois álbuns nas paradas britânicas;
  • Winston Churchil  acreditava em vida extraterrestre;
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, ele precisou de uma câmara isobárica para poder andar de avião;
  • A carreira política de Churchill durou quase 70 anos, encerrando-se faltando poucos meses para a sua morte.
Leave a Comment