Trump anuncia acordo diplomático “histórico” entre Israel e os Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Internacional
  • Trump anuncia acordo diplomático “histórico” entre Israel e os Emirados Árabes Unidos

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje no Twitter o acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos para o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos os estados. O compromisso faz parte do acordo de paz para o Médio Oriente que a administração Trump procura conseguir.

Os Emirados Árabes Unidos tornam-se assim o primeiro país árabe do Golfo e um de apenas três estados de maioria árabe a estabelecer laços diplomáticos com Israel, recorda a Associated Press.

Trump apelidou o acordo de “histórico” e mostra-se confiante que este passo impulsionará outros estados árabes a estabelecerem relações cordiais e bilaterais com Israel. Parte do acordo implica a suspensão da anexação de áreas da Cisjordânia, algo que o povo palestiniano reivindicava face à intenção mostrada pelo executivo de Netanyahu de expandir os colonatos israelitas na região. Por outro lado, a Palestina há muito contava com o apoio de estados árabes como os Emirados Árabes Unidos, a quem sempre apelou que não estabelecessem ligações diplomáticas com Israel.

Leave a Comment