Titãs – Quem eram, nomes e suas histórias na mitologia grega

A princípio, a primeira aparição dos titãs foi na literatura grega, em específico, na obra poética Teogonia. Esta, inclusive, foi escrita por Hesíodo, um importante poeta da Grécia Antiga.

Assim sendo, nessa obra, apareceram doze titãs e titânides. Aliás, vale destacar ainda que a palavra titãs, se refere ao gênero masculino e a palavra titânides, como você já deve ter compreendido, se refere ao gênero feminino.

Sobretudo, de acordo com a Mitologia Grega, os titãs eram deuses de raças poderosos, que governavam no período da Idade do Ouro. Inclusive, eles eram 12 e também eram descendentes de Urano, a divindade que personifica o céu e de Gaia, que é a deusa da Terra. Assim sendo, eles eram nada mais nada menos que os os antepassados dos deuses olímpicos dos seres mortais.

Para que você entenda melhor, é necessário lhe apresentar os nomes de cada um dos titãs. Confira agora:

Nomes de alguns titãs e titânides

Nomes dos titãs

Titãs da mitologia grega- Quem eram, nomes e sua história
Cronos- Fonte: Amino
  • Ceo, titã da inteligência.
  • Oceano, titã que representava o rio o qual circunda o mundo.
  • Crio, titã das manadas, do frio e do inverno.
  • Hipérion, titã da visão e do fogo astral.
  • Lápeto, irmão de Cronos.
  • Cronos, foi o rei dos titãs que governou o mundo durante a Idade de Ouro. Aliás, foi ele quem tirou Urano do trono.
  • Atlas, titã que recebeu de Zeus o castigo de sustentar o mundo nos ombros.

Nomes das titânides

Titãs da mitologia grega- Quem eram, nomes e sua história
Reia- Fonte: Portal dos mitos
  • Febe, titânide da Lua.
  • Mnemosine, titânide que personificava a memória. Além do mais, ela é também mãe de outras entidades mitológicas, as Musas, juntamente com Zeus.
  • Reia, rainha dos titãs com Cronos.
  • Témis, titânide das leis e costumes.
  • Tétis, titã que personificava o mar e a fertilidade das águas.
  • Téia, titã da luz e da visão.

Frutos entre Titãs e Titânides

Titãs da mitologia grega- Quem eram, nomes e sua história
Zeus- Fonte: Infinite posters

Agora vamos para um junção familiar. A princípio, após a primeira geração dos titãs, passou a surgir outros, os quais eram provenientes da relação entre os titãs e as titânides. Aliás, antes que você ache esquisito, vale destacar que a relação entre irmãos e parentes era um ato comum na Mitologia Grega.

Tanto é que existiram inúmeros matrimônios entre eles. Como por exemplo, a junção de Téia e Hipérion resultou em mais três titãs. São eles: Helios (o sol), Selene (a lua) e Eos (a aurora).

Além destes, podemos destacar também o casal mais relevante entre os titãs na Mitologia Grega: Reia e Cronos. Inclusive, da relação, nasceram Hera, deusa rainha do Olimpo; Posêidon, deus dos oceanos; e Zeus, deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.

Histórias curiosas sobre Cronos

Titãs da mitologia grega- Quem eram, nomes e sua história
Fonte: Mitografias

Certamente, a primeira história sobre Cronos foi a respeito da sua culpa ao decepar os órgãos genitais de seu pai, Urano. Mas, isto foi a mando de sua mãe, Gaia. Basicamente, essa história afirma que o intuito deste ato era afastar o pai de perto de sua mãe.

Já, a segunda história, afirma que ele tinha medo dos seus filhos. Mas, o medo era de que eles pudessem desafiá-lo pela disputa do poder. Por conta disso, Cronos engoliu sua própria prole.

Porém, Zeus foi o único que sobreviveu. Com a ajuda de sua mãe, Reia, ele conseguiu fugir da ira de seu pai.

Titanomaquia

Titãs da mitologia grega- Quem eram, nomes e sua história
Fonte: Cinema com crítica

Tempos depois, quando Zeus se tornou adulto, ele decidiu ir atrás de seu pai. A intenção, então, era recuperar seus irmãos, os quais haviam sido engolidos.

Assim sendo, ele decretou a titanomaquia. Ou seja, a guerra entre os Titãs, liderados por Cronos; e entre os Deuses Olímpicos, liderados por Zeus.

Sobretudo, nessa guerra, Zeus deu a seu pai uma poção, que o fez vomitar todos os seus irmãos. Então, ao serem salvos por Zeus, seus irmãos o ajudaram a destruir Cronos. E, resumidamente, esta foi uma guerra sangrenta entre os filhos e o pai.

Vale destacar ainda que essa guerra pelo domínio do Universo durou 10 anos. Por fim, ela foi vencida pelos deuses olímpicos, ou melhor, por Zeus. Este, inclusive, se tornou o chefe de todos os deuses do Olimpo após a guerra.

Enfim, o que achou da história dos titãs? Você já conhecia algum deles?

Leave a Comment