Sistema Digestivo – Definição, características e órgãos principais

Quando colocamos alimento no nosso corpo ele passa por um processo de digestão. Esse processo é possível graças ao sistema digestivo que cada ser vivo possui. Nos seres humanos, o sistema digestivo é formada por alguns órgãos responsáveis pela digestão.

Assim, o sistema digestivo, que também pode ser chamado de sistema digestório, é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Além de processarem o alimentos, o sistema digestório também é responsável por absorver nutrientes.

Dessa forma, o sistema digestório consegue transformar alimento e absorver nutrientes por meio das enzimas. As enzimas são responsáveis por processos mecânicos e químicos que ocorrem no organismo.

Características do sistema digestivo

O sistema digestório é responsável por absorver nutrientes provindos da quebra dos alimentos no momento da digestão. Assim, estima-se que o processo de digestão dure de 12 a 14 horas. Logo, a quantidade de horas referente ao processo digestivo depende da massa corporal do indivíduo.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
Partes do sistema digestivo. Fonte: Jornal USP

Para que o processo de digestão ocorra alguns órgãos são imprescindíveis. Assim, o sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Confira as características de cada órgão:

Boca

É na boca onde o processo de digestão começa. Assim, o órgão é composto pelas seguintes partes:

  • bochechas;
  • palatos duros e moles (paredes);
  • língua.

Portanto, ao ingerir um alimento ele será triturado e transformado em bolo alimentar. Em seguida, após o alimento estar devidamente mastigado ele passa para a segunda parte do processo digestivo, a faringe.

Faringe

Na faringe ocorre o processo de deglutição, ou seja, a ação de engolir. Nesse sentido, o alimento é transportado por um tubo muscular composto por membranas. Esse tudo é responsável pelo transporte do bolo alimentar até o esôfago.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
A faringe é um órgão pertencente tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestivo. Fonte: Quero Bolsa

Portanto, a faringe é conectada à boca por meio do istmo da garganta. Além disso, quando o processo de digestão se inicia ocorre o fechamento da epiglote. Por conta disso, o alimento não consegue entrar pelas vias nasais. O processo de transporte do bolo alimentar até o esôfago é de 2 segundos.

Esôfago

É responsável pelo transporte do bolo alimentar até o estômago. Assim, é formado por um tubo com, aproximadamente, 25 cm de comprimento. Além disso, é no esôfago que ocorrem as contrações involuntárias, chamadas de movimentos peristálticos. Logo, os movimentos são responsáveis pelo transporte do alimento sem complicações.

Estômago

É no estômago que o bolo alimentar passa a maior parte do tempo. Isso porque, o órgão é responsável pela produção do suco gástrico. Ou seja, com o suco gástrico é possível que o alimento seja devidamente fragmentado.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
A função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (líquido). Fonte: Banco da Saúde

Por conta disso, o organismo consegue absorver os nutrientes advindos dos alimentos ingeridos. Nesse sentido, além de atuar na fragmentação dos alimentos, o suco gástrico também é responsável por matar bactérias.

O estômago é divido em 4 partes principais, sendo elas: denominadas cárdia, fundo, corpo e piloro.

Intestino delgado

É no intestino delgado que o bolo alimentar passa pelo processo de absorção dos nutrientes. Ou seja, consiste em um das principais partes da digestão. Assim, o órgão se divide em três partes: o duodeno, jejuno e íleo.

Sistema Digestivo - Definição, características e órgãos principais
O intestino é um dos órgãos mais importante do corpo humano. Fonte: Jornal VS

Dentro do duodeno as proteínas absorvidas são transformadas em aminoácidos por conta do suco intestinal. Em seguida, o intestino produz o quimo que é transformado em suco pancreático. Assim, o intestino absorve as substâncias necessárias e elimina as que não servem. Logo, as substâncias descartadas são transferidas para o intestino grosso.

Intestino grosso

O intestino grosso é responsável por receber o bolo alimentar, agora chamado de quilo, com as substâncias descartadas. Além disso, o órgão é dividido em quatro partes diferentes sendo: ceco, cólon, reto e ânus.

É no intestino grosso que ocorre a absorção da água, além da decomposição e fermentação do que sobrou do bolo alimentar. Em seguida, as fezes são formadas e eliminadas pelo reto.

Você sabia?

  • Um adulto possui pelo menos 7,5 metros de comprimento de intestino;
  • Ao ingerir um alimento, pode demorar cerca de três horas para ele passe por todo o sistema digestivo;
Leave a Comment