Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos

  • Home
  • Biografias
  • Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos

Saddam Hussein foi o ditador mais conhecido do mundo por suas ações sanguinárias e conflitos catastróficos. Foi presidente do Iraque entre os anos de 1979 e 2003. Além disso, manteve o país em regime ditatorial por 23 anos.

Dessa forma, Saddam Hussein foi um ditador que liderou diversas guerras envolvendo o Irã, país vizinho ao Iraque, além de pressionar e perseguir opositores ao seu governo. Contudo, um dos conflitos mais lembrados da história foi entre os Estados Unidos. Saddam Hussein foi preso pelos soldados norte americanos em 2003.

Assim, o ditador iraquiano se tornou uma das lideranças mais temidas e significativas dos países árabes. Além disso, colecionou ataques sangrentos e foi um dos ditadores mais odiados de todos os tempos. Além de presidente do Iraque, Saddam Hussein também governou como primeiro-ministro entre 1979 a 1991 e no período de 1994 a 2003.

Vida de Saddam Hussein

Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, conhecido apenas como Saddam Hussein, veio de família humilde. Nasceu no dia 28 de abril de 1937, na aldeia al-Awja, localizada no município de Tikrit. Assim, a maioria dos moradores era formado por muçulmanos sunitas.

Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos
Saddam Hussein com Tariq Aziz, político iraquiano e ministro dos negócios estrangeiros. Fonte: Nypost

Filho de lavradores, Hussein foi abandonado pelo pai antes mesmo de nascer. Assim, foi criado pela mãe e por sua irmã. Há relatos de que, já na adolescência, o ditador iraquiano tenha matado uma prima e as professoras da escola em que estudou.

Assim, com apenas 19 anos, Hussein ingressou no exército iraquiano e filiou-se ao partido Partido Socialista Árabe Ba’ath em 1956. Esse mesmo partido foi responsável pelo falho golpe de Estado contra o monarca Faisal II. Assim, as frustrações políticas de Saddam Hussein vieram quando ele foi rejeitado na Academia Militar de Bagdá.

Um ponto curioso é que, em 1960, o ditador iraquiano foi condenado à pena de morte pela participação em grupos contrários ao governo que tinham o intuito de dar o golpe no Estado. Porém, conseguiu fugir do país e conseguiu asilo político no Egito.

Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos
O presidente iraquiano Saddam Hussein segura um rifle durante uma parada militar em 31 de dezembro de 2000 em Bagdá. Fonte: The Washington Post

Assim, foi no Egito que Saddan Hussein conseguiu terminar  os estudos. Formou-se em Direito pela Escola de Direito e, após ser absolvido pelo país de origem, volta ao Iraque. Após ingressar no exército, conquista a patente de general com 26 anos de idade.

Governo do ditador iraquiano

Ahmed Hassan al-Bakr era o presidente do Iraque entre 17 de julho de 1968 e 16 de julho de 1979. Porém, após renunciar ao cargo por motivos de saúde, Saddam Hussein assume a presidência do país. Assim, começou a eliminar supostos opositores do governo entre o partido que comandava. Desa forma, a opressão vinda do ditador teve início no Iraque.

Logo, a guerra que perdura até os dias atuais contra o Irã teve início com o ditador iraquiano. Além disso, Saddam Hussein assinou um tratado de cooperação com a União Soviética e se opôs ao Acordo de Camp David que existia entre Israel e Egito.

Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos
Soldados durante a Guerra do Golfo, em 1990. Fonte: Escola Educação

Durante o governo ditatorial, Hussein invadiu o Kuwait em 1990, inciando assim a Guerra do Golfo. No contexto geral, a guerra teve início por consequências do abastecimento de barris de petróleo.

Logo, foi durante esse conflito que os iraquianos perderam os Estados Unidos como aliado nos conflitos. Assim, os norte americanos se voltaram contra o governo de Hussein e assim teve início o grande conflito entre Iraque e EUA.

Conflito entre EUA e Iraque

Após deflagrada a Guerra do Golfo, os EUA continuaram os conflitos após Saddam Hussein romper com o contrato assinado no pós-guerra. Dessa forma, Hussein comandou os ataque às Torres Gêmeas em Washington, nos EUA no dia 11 de setembro de 2001.

Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos
Ataque terrorista às Torres Gêmeas, do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova Iorque. Fonte: Lux 24

Nesse sentido, em resposta aos ataques terroristas, o então presidente dos EUA, George W. Bush inicia o processo de invasão do Iraque. Assim, o primeiro país a ser invadido pelos norte americanos, com intuito de atacar o ditador iraquiano, foi o Afeganistão em 2001. Logo, os EUA declaram guerra ao Iraque dois anos mais tarde.

O ditador iraquiano, até então, estava escondido para se livrar da perseguição norte americana. Entretanto, foi encontrado no dia 13 de dezembro de 2003. Saddam Hussein estava recluso em um cova sob a terra, na fazenda localizada em Adwar, perto da cidade onde nasceu.

Fim do ditador

Assim, 2004, Hussein foi declarado prisioneiro de guerra e permaneceu sob o controle do governo iraquiano. Em seguida, em 2005, uma comissão de julgamento foi criada para avaliar os crimes do ditador que foi acusado, entre tantos crimes, de cometer genocídio.

Saddam Hussein, quem foi? História de vida, carreira política e conflitos
Ditador iraquiano Saddam Hussein, logo após sua captura. Fonte: Daily News

Por fim, o ditador iraquiano foi condenado à forca, em 5 de novembro de 2006. Após diversos protestos contra Saddam Hussein, a morte veio no dia dia 30 de dezembro de 2006, em Bagdá. Contudo, teve seu suputamento feito por familiares, perto da cidade onde nasceu, dias depois de sua morte.

O que achou sobre a história de um dos ditadores mais conhecidos e temidos do mundo? Se gostou e quer conhecer mais personalidades que marcaram os conflitos mundiais, corre e confere sobre a vida dos ditadores Hitler e Stalin.

Leave a Comment