Praga – Tudo sobre a capital da República Tcheca

  • Home
  • Lugares
  • Praga – Tudo sobre a capital da República Tcheca

A cidade de Praga é a mais importante da região da Boêmia e capital da República Tcheca. Além disso, por conta de sua localização privilegiada, é um dos destinos mais procurados de toda a Europa.

A fundação de Praga aconteceu a partir da união de cinco cidades antigas da região, banhada pelo rio Moldava. A cidade também carrega importância história para a República Tcheca, em virtude de ter sido centro político, cultura e econômico por anos.

Eventualmente, além de Praga, a cidade também foi chamada de nomes como A Cidade Dourada, A Cidade das Cem Torres e O Coração da Europa.

História de Praga

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Patheos

Os primeiros habitantes da região foram os celtas. Para ser mais preciso, o povo Boio, que deu origem ao nome Boêmia. Posteriormente, também chegaram germânicos, eslavos e avaros. Apenas quando comerciantes e artesãos se assentam ao redor do castelo dos Premyslidas, no entanto, começa a se falar da cidade de Praga.

A partir de 1061, a prosperidade do assentamento fez com que a região ganhasse o direito de se tornar cidade. Foi aí, então, que surgiu a Cidade Velha. No governo de Carlos IV da Alemanha e I da Boêmia, Praga se tornou, enfim, a capital do Império Sacro Romano. A partir do século XVI, com o reinado de Fernando I, a história de Praga passou a ser ligada à Áustria e à casa de Habsburgo.

O período dos séculos XVIII e XIX foi de grande crescimento econômico na região, por causa da Revolução Industrial. Ao mesmo tempo, comerciantes e nobres tchecos passaram a desenvolver um forte sentimento nacionalista tcheco. Em 1784, então, as quatro cidades da região foram unificadas.

Ao fim da Primeira Guerra Mundial, com a queda do Império Austro-Húngaro, foi criado o estado da Tchecoslováquia, com capital em Praga. Posteriormente, na Segunda Guerra, a região passou a viver sob o regime comunista.

Turismo em Praga

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Learning English

Atualmente, mais de três décadas após o fim do regime comunista local, a República Tcheca faz parte da União Europeia. Apesar disso, o país nunca aderiu ao euro, o que significa que os preços são mais baixos do que em outras regiões da Europa, como Madri ou Lisboa. Uma das maiores pechinchas locais, inclusive, é a cerveja. A República Tcheca tem o maior consumo de cerveja per capita do mundo, já que a bebida é mais barada que água.

A melhor época para visitar Praga é o verão. Nesta época do ano, o sol aparece com frequência, transformando a cidade numa grande festa ao ar livre. Ainda assim, o auge do calor na região é mais frio do que várias regiões do Brasil. A temperatura varia entre 19 ºC e 23 ºC ao longo e dia e pode cair para 10 ºC durante a noite.

A vantagem do clima agradável, no entanto, atrai muitos turistas. Quem procura viajar com mais tranquilidade, pode preferir viajar na primavera (abril e maio) ou no outono (outubro e novembro). Já no inverno, os dias costumam ser curtos, com muita escuridão e muita neve, além de temperaturas negativas.

Para sair do Brasil, é preciso viajar via via Frankfurt, Paris e Zurique com as companhias Lufthansa, Air France e Swiss. Isso porque não há voos diretos saindo daqui. Já dentro da cidade, é fácil sair do aeroporto utilizando o transporte público. O ônibus 119 leva à estação de trem Nádraží Veleslavín que, por sua vez, é conectada ao metrô.

Principais atrações

Praça da Cidade Velha

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

A Praça da Cidade Velha tem uma porção de atrações no mesmo local, o que faz com que a região seja o coração da cidade. Também é lá que acontecem as Feiras de Páscoa e de Natal, ideais para conferir comidas e bebidas tradicionais. Dentre as atrações principais, estão a Estátua de Jan Hus, a Igreja de São Nicolau, a Igreja de Nossa Senhora de Týn e a Stone Bell House.

Praça Venceslau

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

Assim como a Praça da Cidade Velha reúne mercados e feiras no centro histórico, a Praça Venceslau desempenha a mesma função na Cidade Nova.

Torre do Relógio

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

Inaugurado em 1410, o Relógio de Praga foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial, mas foi restaurado e funciona até hoje. Ele, aliás, é composto por dois relógios. Além do relógio comum, existe um relógio astronômico, que mostra a posição do Sol, da Lua e dos planetas.

Ponte Carlos

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

A Ponte Carlos é um dos principais cartões postais de Praga e, por isso, está sempre cheia de turistas. Construída em 1357, ela liga a Cidade Velha ao bairro Malá Strana. Com 516 metros de comprimento, a ponte é sustentada por 16 a toda adornada por imagens de santos.

Igreja de São Nicolau

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

A Igreja de São Nicolau é uma das principais de Praga e está localizada em Malá Strana. Foi construída por jesuítas com estilo barroco e oferece uma vista de tirar o fôlego da cidade.

Museu Kafka e Monumento da Cabeça de Kafka

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Booking

Apesar de ter escrito livros em alemão, Franz Kafka era tcheco. Por causa disso, em Praga é possível conferir o museu que apresenta detalhes da vida e do trabalho do autor. Além disso, é possível ver as primeiras edições de alguns de seus romances e fotos trocadas por Kafka com pessoas imortalizadas em suas obras. Além do museu, a cidade de Praga tem uma estátua em movimento da cabeça de Kafka. A obra tem 10 m de altura e se move para transmitir a ideia da mente intensa e confusa do autor.

Muro de John Lennon

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

Após a morte de John Lennon, artistas de Praga decidiram fazer uma homenagem ao artista em um muro. Entretanto, como a cidade vivia o regime comunista, o grafite foi apagado por ser considerado vandalismo. Novos artistas, contudo, voltaram o pintar o muro, que voltava a ser apagado com frequência. Assim, surgiu uma tradição de constate transformação do mural, que nunca permanece o mesmo por muito tempo.

Sinagogas de Praga

Sinagoga Velha-Nova: Datada de 1270, a Sinagoga Velha-Nova é a mais antiga de toda a Europa. Ainda assim, até hoje funciona como local religioso em Praga.

Sinagoga Pinkas e Antigo Cemitério Judeu: A Sinagoga Pinkas é o segundo tempo judeu mais antigo de Praga, construída em 1535. Ao mesmo tempo, o local funciona como memorial dedicado às vítimas do Holocausto e dá acesso ao Antigo Cemitério Judeu. No Cemitério, por causa da falta de espaço, sepulturas foram construídas uma em cima da outra, formando um jardim de jazigos chocante.

Sinagoga Espanhola: A Sinagoga Espanhola foi construída em cima da Velha Sinagoga da Cidade e é hoje a mais nova do Bairro Judeu. Atualmente pertence ao Museu Judaico de Praga e ainda está em atividade como local de práticas religiosas.

Basílica de São Tiago, o Grande

A Basílica de estilo barroco faz parte do complexo da ordem franciscana e impressiona pelas obras de artes e pinturas. Entretanto, o que realmente atrai os turistas é uma mão mumificada pendurada na igreja. De acordo com lendas locais, um ladrão invadiu a igreja e tentou roubar a imagem de Nossa Senhora, mas foi segurado pela Santa. No outro dia, então, ele teve a mão decepada e pendurada como alerta.

Torre da Pólvora

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Sygic

A Torre ganhou esse nome porque, no passado, servia para armazenar a pólvora da cidade. Ainda hoje, é a torre mais alta das antigas fortificações que protegiam Praga de ataques externos.

Castelo de Praga

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

Considerado o maior castelo do mundo pelo Guinness, o Castelo de Praga é a principal atração turística da cidade. Só para ilustrar, dentre as várias construções que existem no local, estão algumas de destaque, como Catedral de São Vito, Grande Torre Sul, Basílica de São Jorge, Rua Dourada e Jardins do Castelo.

Mosteiro de Strahov

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

Localizado próximo ao Castelo, o Mosteiro de Strahov foi fundado em 1143 e conta com a Igreja da Assunção da Virgem Maria, além de uma biblioteca no convento e uma galeria de arte.

Casa Dançante

Praga - história, curiosidades e principais atrações turísticas
Planet Ware

A Casa foi construída pelo arquiteto Frank Gehry e tem uma fachada que passa a ideia de movimento, ou seja, de dança.

Leave a Comment