Período Triássico – O que é, quando aconteceu e origem dos dinossauros

Primeiramente, o período Triássico foi a primeira fase da era Mesozoica. Ele aconteceu após o período Permiano, da era Paleozoica e pode ser dividido em três épocas: Inferior, Média e Superior. Leia também sobre a era Mesozoica.

Em 1834, Friedrich von Alberti foi responsável por nomear o período. Além disso, o nome Triássico foi dado por causa das três camadas distintas de rocha encontradas em regiões da Alemanha. As três camadas eram arenitos vermelhos, cobertos por calcário marinho, seguidos por evaporitos e arenitos continentais.

Acima de tudo, o início do período é marcado pela formação de um Oceano na Pangeia. Por causa do novo oceano, o clima foi alterado na região, o que permitiu várias transformações. Entenda mais sobre as Eras Glaciais.

Clima do período Triássico

Período Triássico: quando aconteceu e como os dinossauros surgiram
Paleobotany

Antes do período Triássico, com a unidade da Pangeia, o continente era quente e seco.Certamente isso era mais forte nas áreas do interior, com clima árido e existência de vários desertos. Em contraste, quanto mais próximo das áreas costeiras, mais úmido e ameno ficava o clima.

Além disso, nos polos, o clima era bem diferente do atual. As condições eram ideais para o desenvolvimento da vida. Isso acontecia porque ainda não havia gelo por ali, mas sim áreas de floresta, populadas por animais vertebrados.

Por fim, na flora, as pteridospermas começaram a dar lugar às gimnospermas. Enquanto isso, na fauna, répteis eram a espécie dominante.

Fauna do período Triássico

Período Triássico: quando aconteceu e como os dinossauros surgiram
Species New to Science

Antes do início do período Triássico, a terra havia passado por uma extinção em massa no período anterior. Nos ambientes de água doce, os anfíbios eram a espécie predominante. Aqui, já viviam os primeiros sapos, salamandras, tartarugas, serpentes e lagartos. Além disso, havia artrópodes, como aranhas, escorpiões, milípedes, centípedes e os primeiros gafanhotos.

Foi também no período Triássico que surgiram os primeiros mamíferos. Logo no início do Triássico Superior, os cinodontes mais avançados foram os primeiros mamaliformes. Em sua maioria, essas criaturas eram pequenas, insetívoras e de hábitos noturnos.

Já no topo da cadeia alimentar, que surgiram os primeiros dinossauros. Porém, os dinossauros do período eram bem diferentes daqueles que viriam mais tarde. Esses eram quadrúpedes e bem mais baixos.

Dinossauros

Período Triássico: quando aconteceu e como os dinossauros surgiram
National Geographic

Primeiramente, vieram os arcossauros. Este grupo contava com os pterossauros (vertebrados que voavam) e crocodiloformes (répteis que lembram os crocodilos). Só mais tarde, no Triássico Médio, surgiu o grupo dos dinossauros.

A princípio, os primeiros dinossauros eram ágeis e pequenos, mas logo surgiram os maiores, com pescoços alongados (sauropodomorfos).

Apesar de terem surgido aqui, no tanto, os dinossauros só foram ter destaque no período Jurássico. Isso porque uma nova extinção em massa eliminou várias espécies de arcossauros.

Leave a Comment