Período Carbonífero – O que foi, quando aconteceu e consequências

Primeiramente, entre 360 e 290 milhões de anos atrás, o mundo passou pelo Período Carbonífero, também conhecido como Carbônico. Conforme o nome sugere, foi o período geológico em que surgiram importantes jazidas de carvão mineral ao redor de todo o planeta.

Além disso, o período ocorreu dentro da era Paleozoica e também após o Devoniano e antes do Permiano. Também devemos lembrar que é dividido em duas épocas: Mississippiana e Pensilvaniana. Isso por causa de estratos rochosos que foram encontrados nessas regiões, na América do Norte.

Vamos conferir outros detalhes do período geológico!

Transformações do Período Carbonífero

Período Carbonífero: o que foi, quando aconteceu e como afetou o planeta
Melbourne Museum

Primeiramente, foi durante o período Carbonífero que todos os continentes se uniram para formar a Pangeia. Antes disso, haviam dois continentes no planeta:

  • Laurásia: atual território de Europa, Ásia e América do Norte
  • Gondwana: atual território de África, Oceania, América do Sul e Antártica

Além disso, havia uma área coberta pelo mar de Tétis.

Por causa da posição de Gondwana, próxima à região do Pólo Sul, houve um processo de glaciação em parte do continente. Porém, especialistas apontaram que também havia clima tropical na região. Isso porque foram encontrados registros de grandes florestas e pântanos por ali. Leia mais sobre Era Glacial.

A colisão que formou a Pangeia também gerou cadeias montanhosas. Só para ilustrar, temos o Apalaches e os Urais. Entenda também sobre os abalos sísmicos.

Grandes Florestas

Período Carbonífero: o que foi, quando aconteceu e como afetou o planeta
Melbourne Museum

O período Carbonífero também ficou conhecido por Idade das Grandes Florestas. Isso porque houve um aumento significante dos pântanos e florestas do planeta. É exatamente por conta disso que foi possível a formação das jazidas de carvão, petróleo e xisto betuminoso.

As grandes florestas tinham árvores de até 40 m de altura, principalmente pteridófitas, plantas que se reproduzem por esporos. Foi apenas próximo ao final do período Carbonífero que apareceram as primeiras plantas com sementes. Estas eram divididas em:

  • Pteridospermas: as samambaias com sementes;
  • Coníferas: plantas que produzem cones, como o caso dos pinheiros;
  • Ginkgófitas: plantas da família do ginkgo;
  • Cicadófitas: plantas com folhas que se assemelham às das palmeiras, atualmente muito utilizadas em decoração.

Fauna do Período Carbonífero

Período Carbonífero: o que foi, quando aconteceu e como afetou o planeta
Earthly Universe

Durante o período Carbonífero, os mares eram povoados por diversos invertebrados. Dentre eles, braquiópodes, briozoários, moluscos cefalópodes amonóides, gastrópodes, bivalves e crinóides. Além disso, peixes ósseos e tubarões variados também eram abundantes.

Já na terra, eram comuns os artrópodes gigantes, como libélulas, milípedes e aracnídeos. Isso acontecia porque o planeta tinha muito mais oxigênio do que hoje. Atualmente, a atmosfera conta com 21% do gás, contra 35% naquele período.

Por volta de 340 milhões de anos atrás, os primeiros répteis começaram a surgir. Antes deles, os anfíbios dominavam a vida terrestre. Oriundos dos peixes com pulmão, eles se alimentavam de peixes e insetos. Essas espécies já respiravam fora das águas e se locomoviam com patas, mas ainda precisavam dos ambientes aquáticos para a reprodução.

Leave a Comment