Os 8 momentos que marcaram 2019 no universo dos clássicos em Portugal

  • Home
  • Motor
  • Os 8 momentos que marcaram 2019 no universo dos clássicos em Portugal

Já todos pensamos em 2020, mas vale a pena passar em revista os momentos mais marcantes de 2019 no universo dos clássicos em Portugal.

Para tal o Jornal dos Clássicos decidiu destacar oito momentos que comprovam que a paixão pelos clássicos de quatro e duas rodas continua bem viva no nosso país e que os seus intervenientes serão sempre recordados.

Alteração do IUC aplicado aos automóveis importados

No passado mês de Julho a Assembleia da República aprovou a Proposta de Lei nº 180/XIII, que inclui a alteração ao Código do Imposto Único de Circulação relativo aos automóveis importados de outros Estados-Membros.

Esta determina que para efeitos de cálculo e pagamento do IUC de automóveis com matrícula anterior a 2007 e importados para Portugal a partir de Julho desse ano, será tida em conta a data da primeira matrícula.

Exposição “Supercarros” no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo apresentou aos seus visitantes a exposição “Supercarros“, dedicada às criações da “alta-costura” da indústria automóvel.

A mostra contou com um verdadeiro alinhamento de luxo, como o Lamborghini P400 SV Miura, o icónico Ferrari F40, o Bugatti EB110, o Ford GT e o exclusivo e valioso Ferrari LaFerrari e foi visitada por cerca de 20 mil pessoas.

Caramulo Motorfestival

O Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, quase de 40 mil pessoas, à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel.

Leiria Sobre Rodas

Durante quatro dias, Leiria assistiu a uma verdadeira romaria dos amantes das duas e quatro rodas, que, vindos um pouco de todos os cantos do país, não quiseram perder um dos mais importantes eventos do género em Portugal.

Estiveram em exposição no estádio centenas de veículos, cujo tema central foi a celebração, através de exposições temáticas, dos 120 anos da Renault, os 100 anos da marca criada por André Citroën e os 60 anos do Mini.

Leilão da Colecção Sáragga

Foi no dia 21 de Setembro que o mercado de automóveis clássicos em Portugal assistiu a algo inédito, o leilão da Colecção Sáragga, composta por 127 automóveis que cobrem mais de um século da história da indústria automóvel.

A estreia da RM Sotheby’s em Portugal não poderia ter sido melhor, com todos os lotes arrematados, a venda da colecção portuguesa gerou mais de dez milhões de euros.

Estoril Classics

A 2ª edição do Estoril Classics recebeu mais uma vez inúmeros clássicos que se deslocaram ao Autódromo do Estoril, aos jardins do Casino Estoril ou à Serra de Sintra.

Este evento único, de dimensão internacional, tem lugar no concelho de Cascais e este ano atraiu mais de 70 mil entusiastas de todos os cantos do mundo, reunindo algumas das maiores lendas do motociclismo e automobilismo.

Durante três dias, o evento reuniu mais de 500 automóveis e motos e 20 nacionalidades diferentes entre equipas e máquinas.

O adeus a Domingos Piedade

2019 ficou também marcado pela morte do “senhor Fórmula 1”. Domingos Piedade foi uma das maiores figuras portuguesas ligadas ao desporto motorizado e muitas estrelas da competição.

Entre os seus vários cargos, contam-se o de manager e director desportivo de equipas de Fórmula 1, director do Circuito do Estoril e vice-presidente da AMG, empresa desportiva vinculada à Mercedes.

Foi ainda jornalista e comentador de Fórmula 1 na RTP, onde ficou conhecido como o “senhor Fórmula 1”.

RallySpirit Altronix

A 5ª edição do do RallySpirit Altronix arrastou ao longo dos três dias milhares de aficionados.

Entre os mais de 100 participantes, estiveram muitos automóveis de épocas que marcaram a história dos ralis mundiais, com destaque para os impressionantes Grupo B.

Leave a Comment