Oceania – História, características do continente, países, povos, cultura

Você já ouviu falar na Oceania? Sabe onde fica? Aliás, sabe que é um continente? A princípio, a Oceania foi o último lugar conquistado pelos europeus. Devido a esse atraso, o lugar ficou conhecido como “novo mundo”. Entretanto, já era ocupado por nativos, assim como na América e África. Com o tempo, esses povos foram praticamente aniquilados. Enquanto isso, os que sobreviveram, atualmente, reivindicam seus direitos.

Certamente, o termo Oceania é usado para representar um território que abraça uma parte do continente e ilhas contíguas. Portanto, é uma junção de “oceano” com “ia” abrangendo a Austrália e ilhas do Pacífico. Outro exemplo de topônimos é Germânia e Transilvânia.

Primeiramente, por volta de 6000 a.C. aconteceu uma onda de emigrantes para a região. Essencialmente, era os austronésios vindos de Taiwan. Logo, eles se disseminaram pelas Filipinas e pelas Índias Orientais, até atingirem a Nova Guiné.

Chegada dos europeus

Em 1770, na Idade Moderna, os britânicos conquistaram a Austrália, quando habitavam mais de 300 mil nativos. Aliás, as tribos que ali estavam encontravam-se em uma fase cultural muito primitiva. Por isso, facilitou a dominação inglesa. Inclusive, subdividiram os nativos em 600 tribos.

Naquela época, o preenchimento da região foi feita por prisioneiros e exilados ingleses, com pouquíssimos colonos. Basicamente, vivem de desenvolvimento da pecuária, principalmente ovina, o que permanece até os dias de hoje. Além disso, produziam trigo com sucesso.

Oceania, onde fica? - Habitantes, características e história
Fotografia de antigas nativos da região. Fonte: Wikipédia

Com o passar do tempo, o número de indígenas na Oceania decaiu. Logo, os ingleses implantaram sua cultura e estilo de vida, excluindo os nativos.

A Oceania é o menor continente do mundo e encontra-se no hemisfério sul. Para completar, é composto pela Austrália e pelas ilhas do Pacifico (Polinésia, Melanésia e Micronésia). Em regra, buscam dividir o planeta em grupos de continentais, devido a isso, associam as ilhas com o continente da Austrália ou com a Australásia. Com isso, a Oceania é o maior agrupamento de ilhas do mundo, com mais de 10 mil ilhas e 14 países.

Os países da Oceania são:

  • Austrália
  • Estados Federados da Micronésia
  • Fiji
  • Ilhas Salomão
  • Indonésia
  • Kiribati
  • Nauru
  • Nova Zelândia
  • Palau
  • Papua-Nova Guiné
  • Samoa Ocidental
  • Tonga
  • Tuvalu
  • Vanuatu

 Os territórios ultramarinos são:

  • Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA)
  • Ilhas Carolinas (dominadas pela Micronésia)
  • Nova Caledônia (dominada pela França)
  • Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália)
  • Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia)
  • Terra Adélia (dominada pela França)
  • Samoa Americana (dominada pelos EUA)

Composição geográfica

Primeiramente, sua área é de 8.480.355 km². Além disso, há uma densidade demográfica variante na Austrália é 2,2 hab./km², já na Papua-Nova Guiné é  7,7 hab./km². Enquanto isso, na Nauru é 380 hab./km² e no Tonga é 163 hab./km². Logo, o território da Austrália corresponde a maior parcela da Oceania, com cerca de 90% do continente.

Oceania, onde fica? - Habitantes, características e história
Fonte: InfoEscola

A formação do território é, predominantemente, de origem vulcânica. Logo, confere à região uma intensa atividade tectónica e vulcânica.

Basicamente, as maiores cidades da Oceania estão na Austrália, e são Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth. Além disso, há outras cidades importantes como Auckland e Wellington, na Nova Zelândia, e Port Moresby, capital da Papua-Nova Guiné.

População

Embora todas as ilhas da Oceania têm a população composta por indígenas, na Austrália e na Nova Zelândia os brancos europeus constituem a maioria dos habitantes. Especialmente de origem britânica.

Oceania, onde fica? - Habitantes, características e história
Fonte: Caia no Mundo

Predominantemente urbana, a população da Oceania é de cerca de 32 milhões de pessoas. Com isso, 75% dos habitantes vivem nas cidades e 25% vivem na zona rural. Basicamente, na Austrália e na Nova Zelândia, 85% da população ocupa as áreas urbanas. Enquanto isso, nas ilhas a maior parte dos habitantes estão nas áreas rurais.

Economia

Primeiramente, na Austrália e na Nova Zelândia houve um maior desenvolvimento. Por isso, destacam-se a produção de industrializados e tecnologia de ponta. Enquanto isso, nas ilhas pratica-se o extrativismo e a agricultura, bem como o turismo.

Oceania, onde fica? - Habitantes, características e história
Fonte: Todo Estudo

Fauna, Vegetação e Clima

Primeiramente, por conta de sua posição isolada, a fauna da Oceania é um pouco exótica com espécies exclusivas. Com isso, um destaque são os cangurus. Por outro lado, há também o coala, dingo, cacatua, diabo da tasmânia, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari, que são nativos do continente.

Oceania, onde fica? - Habitantes, características e história
Fonte: Australiancentre

Além disso, sua flora é, na maioria, composta por florestas tropicais. Entretanto, convivem com o clima desértico na parte interior da Austrália e clima tropical nas ilhas.

Cultura da Oceania

Em primeiro lugar, a língua mais falada no continente é o inglês. Embora, divida espaço com o francês e os dialetos nativos. Além disso, predominantemente, em termos religiosos, o cristianismo lidera, sendo 27% católicos e 24% protestantes. Basicamente, a população prefere roupas mais leves e confortáveis, devido ao calor.

Para além disso, a título de curiosidade, as tatuagens maori são conhecidas em todo mundo e veem dos povos indígenas da Nova Zelândia. Contudo, para os índios, as mokas (como são chamadas) tem um significado sagrado.

Oceania, onde fica? - Habitantes, características e história
Fonte: Tatuagens
Leave a Comment