Ninjas – Quem são, origem histórica, mitos e verdades

Ninjas ou “shinobis” já são conhecidos de quem consome a cultura pop. Presentes em animes como “Naruto” ou em animações como “Tartarugas Ninja”, esses curiosos guerreiros tiveram sua história contada de diversas formas, muitas vezes bem distorcida da realidade e adaptada para o entretenimento dos dias atuais. Mas afinal, quem realmente eram os ninjas e o que é verdade na sua história? Fique em seguida com algumas dessas informações:

Durante um período que abrange desde o século XII, porém com mais destaque aos séculos XV e XVI (período Sengoku), o antigo Japão vivia uma guerra civil com constantes conflitos entre senhores feudais. Foram travadas grandiosas disputas nos campos de batalha. Dessa maneira, se tornou propício o surgimento dos ninjas, também conhecidos como shinobis (“aquele que se esconde”). Enquanto havia guerreiros batalhando, eles faziam os trabalhos “sujos”, nas sombras, se ocultando.

Os ninjas eram, no início, apenas espiões se passando por pessoas comuns para obter informações importantes e valiosas. Eles se passavam pelo o que fosse necessário, desde comerciantes até monges, mantendo seu disfarce por um curto período de tempo, ou até pela vida inteira.

História dos ninjas

Ninjas - Origem histórica, oque eram, mitos e verdades
Aventuras na História

Com o aumento das intrigas políticas no Japão feudal, os ninjas foram mais requisitados, pois diferente dos samurais, que possuíam um código de conduta, os ninjas passaram a praticar cada vez mais os trabalhos ocultos, sem se preocupar com a ética.

Assim, ser um ninja se tornou algo muito perigoso, pois quando eram capturados, eram geralmente, torturados e mortos. Dessa forma, os shinobis passaram a se especializar em artes marciais, conhecidas antigamente como taijutsu, e também a técnica de armas, que unidas se chegava no chamado ninjutsu.

Devido a essas habilidades, os shinobis passaram a ser contratados para praticar assassinatos e sabotagem, tornando-se desprezados na sociedade. Mas ainda eram agentes essenciais, sendo responsáveis por eliminar muitos generais, samurais e nobres, além de se infiltrar em castelos, envenenando as águas, plantando bombas, entre outros.

Que fim levou

Ninjas - Origem histórica, oque eram, mitos e verdades
Mega Curioso

Com o fim das guerras, os clãs de ninjas se tornaram uma preocupação para o senhores feudais, pois sabiam de muitas informações, rotas de comércio e fraudes governamentais.

Para solucionar o problema, foi criada uma organização oficial para que continuassem na função de espiões, porém foram proibidos de usar armas e altas taxas foram aplicadas a essas pessoas. Ocasionando assim, que vários fugissem da região e logo os clãs foram se desfazendo.

Com isso, a presença dos shinobis se enfraqueceu, mas não há um fim oficial para esses guerreiros, podendo estar presentes até os dias atuais.

Mitos e verdades

Ninjas - Origem histórica, oque eram, mitos e verdades
Mundo Nipo

Pelo fato de serem guerreiros ocultos, muitos de seus feitos caíram no imaginário das pessoas. Criando assim lendas sobre ninjas que andavam sob as águas, tinham poderes de invisibilidade e que até cuspiam fogo! Mas tudo isso não passa de mitos, os ninjas possuíam habilidades impressionantes, mas nada sobrenatural.

Existiam sim ninjas mulheres, conhecidas como kunoichis, e sua principal função era a infiltração.

Os ninjas nem sempre usavam roupas pretas e máscaras. Em diversas missões eles deviam se camuflar da melhor maneira possível, se vestindo portanto, como pessoas comuns.

Os guerreiros shinobi evitavam ao máximo o combate direto, utilizando a inteligência para surpreender o inimigo e finalizar o trabalho.

Leave a Comment