Meteoros – O que são, de que são feitos, tipos e chuvas de meteoros

Meteoros sempre despertam a curiosidade de todos. Porém, as informações sobre eles muitas vezes são limitadas. Eles, basicamente, são corpos celestes que atingem a atmosfera terrestre.

A palavra “meteoro” vem do grego μετέωρος metéōros “elevado; alto (no céu)” (de μετα- meta- “acima” e ἀείρω aeiro “eu levanto”), ou seja, elevado no céu. Elas podem ter várias cores, e dependendo do meteoroide, podem até produzir sons.

Aliás, alguns se destacam pela sua singularidade e espetacularidade e são conhecidos como Bólides ou Bolas de Fogo.

O que é um meteoro?

Os meteoros são corpos sólidos que se movem pelo espaço e apresentam uma dimensão menor do que os asteroides, e são chamados de meteoroide. Além disso, eles são fenômenos luminosos que são promovidos pela entrada na atmosfera, sempre em alta velocidade. Aliás, devido o atrito que gerado, um belo espetáculo é gerado. E ele é conhecido como estrela cadente.

Normalmente, as partículas são consequência de interações de um cometa com a Terra. Sendo o material do cometa deslocado de sua órbita. Podendo até mesmo desencadear uma chuva de meteoros quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa.

A duração do rastro luminoso deles podem ser de curta ou longa. Além de apresentar um brilho igual ou ás vezes mais luminoso que os planetas mais brilhantes. Porém, muitos desses, são transformados em pó, assim que são vaporizados pelo atrito atmosféricos.

Tipos de meteoros

Ademais, se o atrito com a atmosfera não for suficiente para desintegrar um meteoro por inteiro, o material que atinge o solo, é chamado de meteorito. Sendo eles divididos em três principais tipos:

Sideritos

Os sideritos, também são chamados de meteorito ferrosos ou metálicos. Esse nome se dá devido a sua composição, sendo sua grande maioria, ligas de níquel e ferro. Aliás, o metal que é obtido destes meteoritos foram uma das primeiras fontes de ferro disponíveis para utilização humana.

meteoro-siderito
Siderito – Fonte: MercadoLivre

Siderólitos

Os siderólitos são meteoritos constituídos por materiais rochosos e metais. Por isso, são chamados de mistos.

meteoro-siderolitos
Siderolitos – Fonte: PaginadoMoutinho

Aerólitos

Os aerólitos são conhecidos pela formação rochosa.

meteoro-aerolito
Aerólito – Fonte: Secretariamunicipalmarilia

Chuvas de Meteoros

Primordialmente, quando um meteoro não se associa a nenhuma chuva, ele é chamado de esporádico. Por isso, caso haja um aumento na incidência dos meteoros, isso é chamado de chuva de meteoros.

Ademais, o aumento da incidência das chuvas de meteoros, se dá pelo fato da Terra orbitar por uma região com um grande número de gases e poeira oriundas da passagem de um cometa. Além disso, durante a chuva, é comum ter a sensação de que todos surgem do mesmo lado, e para esse lado, é dado o nome de radiante.

chuva-de-meteoros
Chuva de meteoros – Fonte: Abril

Aliás, a classificação dos meteoros, bem como de outros fenômenos, é feita pela União Astronômica Internacional.  Além disso, segundo os pesquisadores, é mais comum ocorrerem chuvas de meteoros no hemisfério norte do que no hemisfério sul do planeta.

Leave a Comment