Meca – O que é, história e importância para o islamismo

Meca é uma cidade sagrada de suma importância para os muçulmanos. Visto que foi nesta cidade que nasceu o fundador do Islamismo Maomé, por volta de 570. 

Esta cidade está localizada na região histórica do Reino Hashemita do Hejaz na Árabia Saudita, um país do Oriente Médio, na Ásia. A Meca conta com uma população de 1,7 milhões de habitantes

Contudo, durante o século VII, a cidade funcionava como um grande centro comercial. Já no ano de 630, o profeta Maomé proclamou o Islã na região e declarou Meca um lugar de peregrinação muçulmana.

Meca fez parte do Império Otomano durante séculos, de 1517 até 1918. Pouco tempo depois, passou a integrar a Arábia Saudita. Em 1925 a cidade foi tomada pela Dinastia Saudita.

Consequentemente, passou por um processo de crescimento muito rápido no que se refere à infraestrutura e ao tamanho da cidade.

Importância de Meca para o Islã

Meca e sua importância para o islamismo
Mesquita de Meca – Fonte: G1

Inegavelmente, Meca é a cidade onde nasceu e está enterrado Maomé (570-652), fundador da religião islâmica. Portanto esse é um fator fundamental que a torne importante para os muçulmanos. “Meca, a Honrada” é a denominação formal da cidade. Ademais, é um costume dos muçulmanos que se virarem em direção de Meca no momento de suas rezas, cinco vezes ao dia.

Sobretudo, outro ponto que faz dessa cidade a mais importante para os muçulmanos é o fato de ali ficar o santuário de Ka’Bah. Este santuário foi construído no segundo milênio antes de cristo. E segundo a tradição Islamita, Ka’Bah é o único lugarda terra tocado pelas forças celestes.

Conforme a tradição muçulmana e segundo o alcorão, é de obrigação de todo seguidor do Islamismo, que faça uma peregrinação até Meca, pelo menos uma vez na vida. O Hajj é a maior peregrinação que ocorre, realizada todos os anos.

Meca e sua importância para o islamismo
Milhares de peregrinos durante o Hajj – Fonte: Notícias Uol

Além disso, nesta viagem de caráter religioso, os peregrinos devem ir a grande Mesquita. Pois é neste local onde fica a Caaba, uma pequena construção que guarda a Pedra Negra. Uma vez que, esta pedra é considerada sagrada. Em síntese, segundo a com a tradição muçulmana, a pedra negra foi dada a Adão, quando ele foi obrigado a deixar o paraíso.

Sobretudo, a visita anual de milhares de peregrinos, movimenta a economia da cidade. Assim, muitos moradores trabalham fornecendo alimentos, hospedagem e diversos serviços para os visitantes

Leave a Comment