Material mais antigo da Terra é mais velho do que o Sistema Solar

Cientistas descobriram o material mais antigo da Terra, presente em um meteorito. As partículas mais velhas ali surgiram antes mesmo da formação do Sistema Solar.

Tratam-se de grãos de poeira de tamanho mínimo, mas que podem ajudar a contar a história da formação dos nossos planetas vizinhos e também do nosso, já que chegaram aqui há muito, muito tempo.

O meteorito caiu na Austrália, ainda na década de 60. A idade de algumas de suas partículas é estimada em 7,5 bilhões de anos e tem origem proveniente de estrelas mortas.

Quando uma estrela morre, parte de sua matéria é lançada e começa a se agrupar, dando origem a novas estrelas, planetas e meteoros como esse, que acabou vindo parar aqui.

Para isolar essas partículas extremamente antigas, os pesquisadores realizaram um processo que inclui a trituração de um pedaço do meteorito, que é transformado em uma pasta com cheiro bem desagradável, sendo os cientistas. Essa pasta é dissolvida em ácido e apenas a poeira mais antiga resiste.

“É como queimar o palheiro para encontrar a agulha”, disse Phillip Heck, um dos autores do estudo.

A partir desse momento, é possível determinar a idade das partículas de poeira através da quantidade de tempo que elas foram expostas aos raios cósmicos.

A maioria das amostras marcou uma idade entre 4,6 e 4,9 bilhões de anos, sendo mais velhas do que o Sol. Mas outras chegam aos 7,5 bilhões de idade, sendo mais velhas do que o Sistema Solar.

A história em um grão de poeira

Os pesquisadores acreditam que existam outros vestígios tão antigos quanto esse ou ainda mais. A média de idade de partículas como essas em meteoritos é de 4,9 bilhões de anos e o mais antigo antes da nova descoberta tinha 5,5 bilhões de anos. Agora os cientistas possuem provas ainda mais antigas da formação de estrelas no universo.

Com essas novas provas, é possível determinar a taxa de nascimento e morte de estrelas em vários períodos da história do universo, aumentando a compreensão a respeito do surgimento do nosso Sistema Solar. O material mais antigo da Terra acabou sendo também um dos mais antigos do universo a chegar até nós.

Leave a Comment