Leão esconde as garras e ‘cai’ em Moreira de Cónegos

  • Home
  • Portugal
  • Leão esconde as garras e ‘cai’ em Moreira de Cónegos

Na noite desta segunda-feira, no encontro que marcou o encerramento da 30.ª jornada da I Liga, o Sporting não foi além de um empate sem golos (0-0) na visita ao reduto do Moreirense.

Os leões começaram a partida de forma bastante ‘tímida’, não sendo capazes de assumir a iniciativa de jogo e permitindo aos cónegos criar as primeiras ocasiões – com destaque para o pontapé de bicicleta de Filipe Soares, à passagem da meia hora, na sequência de um passe de cabeça de Fábio Abreu, que levou a bola a passar por cima da baliza à guarda de Luís Maximiano.

A primeira oportunidade digna desse nome dos lisboetas no encontro surgiu apenas aos 37 minutos de jogo. Sebastián Coates saltou mais alto que a concorrência, num pontapé de canto, e, de cabeça, atirou por cima, desperdiçando a ocasião de abrir o ativo em Moreira de Cónegos e colocar a equipa de Rúben Amorim em vantagem no marcador.

Leões não aproveitaram expulsão

O Moreirense viu-se reduzido a dez unidades logo no início do segundo tempo, depois de Rafik Halliche ter recebido ordem de expulsão. O central argelino parou Gonzalo Plata em falta, quando este seguia isolado para a baliza contrária, e viu o cartão vermelho direto.

A expulsão permitiu ao Sporting jogar praticamente toda a segunda parte no meio-campo adversário, apesar da escassez de oportunidades criadas. Uma das raras exceções foi o remate de Andraz Sporar, já no interior da área do Moreirense, para a defesa apertada de Mateus Pasinato, à passagem dos 69 minutos de jogo.

Com este resultado, o Sporting, que vinha de quatro triunfos consecutivos e é o terceiro classificado do campeonato, passou a somar 56 pontos e permitiu a aproximação do Sporting de Braga, quarto colocado, que tem apenas menos três.

O Moreirense, por seu turno, aproveitou a derrota do Boavista na Luz e, agora que regista 39 pontos, é o novo oitavo classificado da tabela classificativa da I Liga.

Momento do jogo: Num duelo escasso em oportunidades, a defesa de Pasinato ao remate de Sporar, já no segundo tempo, acabou por se revelar decisiva para o desfecho do encontro. O guardião dos cónegos evitou que os leões passassem para a frente e segurou o empate e a conquista de um ponto para a sua equipa.

Minuto a minuto:

90+5′ – Cartão amarelo para Plata, por mão na bola.

90′ – Tiago Martins concedeu seis minutos de tempo extra nesta segunda parte.

89′: Três alterações no Moreirense: Luís Machado, Nenê e Nuno Santos e entram para os lugares de Bilel, Filipe Soares e Fábio Abreu.

86′ – Jovane voltou a tentar o golo de livre direto, mas a bola saiu muito ao lado.

85′ – Steven Vitória viu o cartão amarelo, depois de ter parado Matheus Nunes em falta.

84′ – Excelente combinação entre Jovane e Wendel terminou com um remate do brasileiro, à figura de Pasinato.

80′ – Steven Vitória ficou perto do golo! O central ganhou nas alturas e atirou com perigo, de cabeça, por cima da baliza de Maximiano. 

75′ – Matheus Nunes voltou a tentar a sorte, desta vez com um remate de meia distância, mas atirou, novamente, para a bancada.

72′ – Jovane passou de cabeça para Matheus Nunes, que atirou de primeira, para as ‘nuvens’.

69′ – Remate portentoso de Sporar na área do Moreirense, para a defesa apertada de Pasinato.

68′ – Cartão amarelo mostrado a Jovane, que simulou uma grande penalidade na área do Moreirense.

66′ – Alteração no Sporting: Joelson Fernandes entrou para o lugar de Ristovski.

65′ – Bilel disparou de muito longe, mas a bola saiu ao lado.

62′ – Moreirense voltou a mexer: Djavan rendeu Gabrielzinho.

62′ – Remate de cabeça de Mané, na sequência de um canto, por cima da baliza leonina.

61′ – Dupla alteração no Sporting: saíram Battaglia e Borja para entrarem Wendel e Nuno Mendes.

55′ – Jovane tentou a sorte na cobrança de um livre direto, mas a bola saiu por cima.

Confira o lance que levou à expulsão de Halliche e que deixou o Moreirense reduzido a dez unidades

54′ – Substituição na equipa do MoreirenseSteven Vitória rende Alex Soares.

53′ – Partida interrompida para que seja prestada assistência médica ao guarda-redes Pasinato.

51′ – Cartão vermelho direto para HallicheO defesa do Moreirense parou Plata em falta, quando este seguia isolado para a baliza adversária, e recebeu, por isso, ordem de expulsão.

50′ – Acuña cobrou livre indireto da esquerda e Jovane surgiu a cabecear, mas a bola acabou por ser interceptada pela defensiva do Moreirense.

46′ – Regressam os mesmos 22 jogadores ao relvado – nenhuma das equipas realizou substituições durante o intervalo.

46′ – Já se joga o segundo tempo da partida! Desta vez, saiu o Moreirense com a posse de bola.

45+1′ – Intervalo em Moreira de Cónegos. Para já, mantém-se o 0-0 no marcador.

45′ – O árbitro Tiago Martins concedeu um minuto de tempo extra nesta primeira parte.

38′ – Pasinato viu o cartão amarelo, por ter demorado demasiado tempo a cobrar um pontapé de baliza.

37′ – Coates ficou perto do golo! O central do Sporting ganhou nas alturas, na sequência de um canto, e atirou de cabeça, mas por cima. Foi a primeira oportunidade dos leões neste encontro.

34′ – Cartão amarelo para Borja, por uma falta dura sobre João Aurélio,, que ficou em dificuldades no relvado, mas em condições de seguir em jogo.

31′ – Filipe Soares voltou a tentar a sorte, desta vez de muito longe, mas a bola saiu muito por cima da baliza do Sporting.

29′ – Quase marcava o MoreirenseFábio Abreu desviou de cabeça e Filipe Soares tentou o bonito, com uma bicicleta, mas a bola saiu por cima.

25′ – Acuña viu o cartão amarelo, depois de ter parado Filipe Soares em falta.

24′ – Filipe Soares cabeceou com muito perigo no interior da área leonina, depois de um livre indireto a favor dos cónegos. A bola, no entanto, foi às malhas laterais da baliza do Sporting.

18 – Cartão amarelo para Abdu, depois de ter parado Plata em falta.

13′ – Halliche ganhou nas alturas, na sequência de um pontapé de canto, mas a bola saiu muito desviada. Passou o perigo para a baliza de Maximiano.

10′ – Início de jogo morno, com a bola longe das duas balizas.

3′ – Jovane Cabral ficou a queixar-se, com dores, após um lance dividido com João Aurélio na área do Moreirense, mas já se encontra recuperado.

1′ – Já rola a bola em Moreira de Cónegos! Saiu a jogar a equipa do Sporting.

0′ – Início do jogo adiado devido a um problema nas redes de uma das balizas.

Pré-jogo

O treinador leonino, Rúben Amorim, promoveu quatro alterações no onze titular do Sporting: Luís Neto rende Eduardo Quaresma no centro da defesa, Marcos Acuña entra para o lugar de Nuno Mendes, Rodrigo Battaglia fica com a vaga de Wendel e Jovane Cabral regressa à equipa titular, relegando Rafael Camacho para o banco de suplentes.

Onzes

MoreirensePasinato, João Aurélio, HallicheRosicAbdu, Alex Soares, Bilel, Filipe Soares, Mané, Gabrielzinho, Fábio Abreu. 

Suplentes: Pedro Trigueira, Steven Vitória, Djavan, Camará, Pedro Nuno, Nuno Santos, Singh, Nenê,  Luís Machado.

Sporting: Maximiano, RistovskiCoates, Neto, Borja, AcuñaBattagliaMatheus Nunes, PlataJovaneSporar.

Suplentes: Renan Ribeiro, Rosier, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Doumbia, Wendel, Camacho, Joelson Fernandes, Tiago Tomás.

Antevisão

Na noite deste domingo, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas recebe um encontro entre duas equipas em crescendo nesta I Liga: se o Moreirense perdeu em apenas uma das últimas onze jornadas, o Sporting venceu as últimas quatro partidas que disputou para o campeonato, estando numa excelente posição para assegurar o terceiro posto da prova.

Os leões estão, porém, pressionados pelo mais recente triunfo do Sporting de Braga, na receção ao Desportivo das Aves, que deixou os minhotos a somente dois pontos do pódio da tabela classificativa.

A equipa orientada por Rúben Amorim terá, assim, a missão de repor distâncias para os arsenalistas, diante de uma equipa que, por seu turno, pretenderá aproveitar a derrota do Boavista na Luz para ascender à oitava posição da I Liga.

Em Moreira de Cónegos, a bola vai começar a rolar às 21h. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, em direto e ao minuto, as principais incidências deste confronto, da 30.ª jornada do campeonato nacional.

Leave a Comment