Jesus Cristo, quem foi? Biografia, morte e ressurreição de Jesus

  • Home
  • Biografias
  • Jesus Cristo, quem foi? Biografia, morte e ressurreição de Jesus

Jesus Cristo, ou simplesmente Cristo, foi um profeta e líder religioso. Rei dos Judeus e figura central do Cristianismo, ele foi considerado um mensageiro de Deus.

Para os cristãos, é o filho de Deus e a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Sendo assim, o Cristianismo concretizou a importância de Jesus Cristo ao datar a contagem do tempo a partir de seu nascimento.

Jesus Cristo foi filho de José, um carpinteiro, e de Maria, que segundo o dogma cristão, foi concebida pelo Espirito Santo de Maria. Nasceu provavelmente em 6 a.C., em um estábulo em Belém, na província romana da Judeia.

É importante destacar que a diferença entre o nascimento “real” de Jesus e o “ano zero” do calendário cristão se deve a um erro de datação. Ocorreu quando a Igreja, através do monge Dionísio Exíguo encarregado pelo papa, resolveu reformular o calendário, no século VI.

Segundo o Evangelho de Lucas, Jesus nasceu em Belém porque na época, o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrarem no primeiro censo do império. Dessa forma, todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Sendo assim, como a família de José era de Belém, ele voltou para sua cidade, levando Maria já grávida.

Após seu nascimento, os três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) seguiram a Estrela de Belém, para visitá-lo e entregar-lhe presentes: incenso, ouro e mirra.

Vale notar que a vida de Jesus foi retratada por seus discípulos no Novo Testamento da Bíblia: Mateus, Marcos, João e Lucas.

Anunciado pelo anjo Gabriel, ele foi gerado pelo Espírito Santo sendo que Maria foi a escolhida para lhe conceber. Ou seja, Jesus foi enviado por Deus para salvar a humanidade.

Depois de Belém, ele foi com seus pais para Nazaré, na Galileia. Ali, viveu grande parte de sua infância e juventude. Isso porque quando Herodes, O Grande, ficou sabendo do nascimento do “filho de Deus”, mandou matar todas as crianças de até 2 anos de idade.

A Bíblia não fala sobre a aparência de Jesus, isso deu liberdade para que artistas construíssem a imagem de Cristo de acordo com suas próprias interpretações.
Fonte: Guia do Estudo

Batismo e Milagres de Jesus Cristo

Já adulto, foi batizado por João Batista no Rio Jordão, que se situa atualmente entre Israel e a Jordânia. Depois disso, Jesus parte para sua vida de pregações e milagres.

Nesse período, realizou diversos milagres e cada vez mais foi ganhando seguidores. Um dos milagres que merece atenção é quando ele multiplica os pães e os peixes, acabando assim com a fome de seus seguidores.

Além disso, alguns discípulos de Jesus eram chamados de Apóstolos.

Sendo assim, os doze apóstolos também pregavam o evangelho. São eles: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.

Esse último foi quem entregou Jesus aos romanos, sendo considerado um traidor. Segundo o Evangelho de Mateus, Judas Iscariotes foi quem falou para as autoridades romanas o local em que ele estava, em troca de 30 moedas de prata.

“A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci (1490). A pintura representa a última comunhão de Jesus e seus doze apóstolos antes de sua crucificação.
Fonte: InfoEscola

Crucificação e Morte de Jesus Cristo

Jesus celebrava a Páscoa com seus apóstolos “A Última Ceia”, quando anunciou que seria traído por um dos presentes, Judas Escariotes.

Em seguida, na mesma noite, Jesus segue para o Jardim de Getsêmani, na encosta do Monte das Oliveiras. A traição de Judas foi confirmada, e assim, por 30 moedas de prata e um beijo na testa, Jesus foi revelado e preso.

Levado para a punição carrega sua cruz, é crucificado, morto e colocado em um túmulo, fechado com uma grande pedra, com apenas 33 anos.

Fonte: Wikipédia

Ressurreição de Jesus Cristo

Os Evangelhos contam que em visita ao túmulo, Maria encontra a pedra aberta e o sepulcro vazio. Depois Jesus teria aparecido a Maria confirmando sua ressurreição.

A “Páscoa” representa uma das datas mais importantes no Cristianismo, pois faz referência à morte e à ressurreição de Cristo.

Sendo assim, é comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Além disso, vale lembrar que a semana que antecede o domingo de Páscoa é chamada de “Semana Santa”.

Fonte: ChurchPOP Português

Frases e Mensagens de Jesus

A seguir, vamos conhecer algumas mensagens de Jesus:

  • “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:12,13)
  • Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” (Provérbios 2:21,22)
  • Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25,26)
  • Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)
Fonte: Você para Deus

Curiosidade

A data do nascimento de Jesus é uma incógnita, 25 de dezembro era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Quase todos os povos comemoravam esse acontecimento, desde o início da civilização.

Sendo assim, o dia em que Jesus nasceu não consta na Bíblia. Foi uma escolha da igreja feita VI séculos depois, para coincidir com as festas de fim de ano. Ou seja, a semana entre o Natal e o Ano Novo.

Nascimento de Jesus.
Fonte: Pinterest
Leave a Comment