Golfo – O que é, como se forma e os principais golfos do mundo

O termo golfo é utilizado para se referir a uma abertura do mar, considerada larga, onde a água penetra de forma considerável no meio terrestre. Dessa forma, há vários motivos para que a formação de um golfo ocorra. Uma das mais comuns é, por exemplo, uma falha que aparece na terra em alguns continentes.

Como exemplo dessa falha terrestre podemos citar o do México. Isso porque a linha formada for essa falha se estende por um longo caminho de água e, além disso, tem as margens paralelas à terra.

Dessa forma, as pessoas que vivem em suas proximidades têm o privilégio da proteção contra correntes marítimas, por exemplo. Isso se explica porque os golfos apresentam as partes terrestres que  cercam os lugares onde se encontram. Assim, funcionam como uma espécie de escudo, além de serem utilizados como meio de transporte para as pessoas e embarcações.

Golfo x baía

Também formada por porções de terras existe a baía. Entretanto, o que diferencia um do outro é a extensão que cobrem na superfície terrestre. Assim, os golfos são maiores e mais extensos, além de possuírem a saída para o mar. Por outro lado, as baías são caracterizadas por serem menores e as saídas são para os oceanos.

Principais golfos do mundo

Além de servirem como forma de proteção contra correntes marítimas e meio de transporte, também são fontes de renda porque possibilitam a prática da pesca. Além disso, existem diferentes tipos, em diversas partes do mundo.

O maior deles, localizado à nordeste do Oceano Índico, é o Golfo de Bengala.

Golfo, o que é? Definição, como são formados e quais os principais
O golfo de Bengala é o maior golfo do mundo. Fonte: wikidata

Em relação aos continentes, a Ásia é contemplada com o Golfo Pérsico – localizado no Oriente Médio com 240 mil km2. Visto isso, os países que compõem essa parte terrestre são: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes e Omã.

Golfo, o que é? Definição, como são formados e quais os principais
Localização do Golfo do México. Fonte: Todo Estudo

Enquanto isso,  o Golfo do México é encontrado no continente americano. É, também, chamado de “Mediterrâneo das Américas“. Assim, possui extensão de 1,5 milhões de km2, sendo maior, por exemplo, que o estado de Minas Gerais.

Leave a Comment