Estrela cadente: Saiba tudo sobre este fenómeno

Quem nunca olhou para o céu e viu um risco descendo em direção à terra. Tradicionalmente, esse fenómeno é conhecido como estrela cadente e simboliza sorte. Ao ver esse sinal, muitas pessoas costumam fechar os olhos e fazer um pedido.

Contudo, esse fenômeno conhecido por muitos como estrela cadente é, na verdade, fragmentos de asteroides ou pedaços de cometas que entram na atmosfera terrestre.

Em suma, o que provoca o rastro de luz no céu é a alta velocidade dos fragmentos que chegam à 250.000 km/h. Dessa forma, a velocidade e o atrito do ar atmosférico faz com que esses corpos se incendeiem.

Meteoros, Meteoroides e Meteoritos

Sputnik Brasil

Quando os materiais sólidos entram na atmosfera terrestre, eles se chocam com gases que fazem com que eles desintegrem. Todavia, quando esse material ainda está em orbita e vagando pelo espaço, são classificados como meteoroides.

A partir do momento em que os materiais desprendidos dos cometas entram na atmosfera, o seu contato com o ar atmosférico faz com que eles se incendeiem. Esse fenômeno é popularmente chamado de meteoro ou estrela cadente.

Contudo, existe ainda o chamado meteorito, que é quando o meteoro é grande e resistente ao ponto de não se desintegrar ao passar pela camada atmosférica, conseguindo atingir a superfície da Terra.

Chuva de Meteoros

Em síntese, ao realizar o processo de translação ao redor do Sol, a Terra passa por uma região onde existem o rastro de um cometa.

Dessa forma, é comum que os fragmentos desprendidos do cometa entrem em grande quantidade na atmosfera terrestre, causando o fenômeno conhecido como Chuva de Meteoros.

Estrela cadente, o que é? Definições, características e dicas para vê-las
Mundo Nipo

As chuvas de meteoros possuem nomenclatura com base na época do ano que ocorrem e também em consequência da constelação de quando ocorrem. Ou seja, os rastros deixados por cometas nas orbitas contribuem para identificar quando as chuvas de meteoro acontecerão.

Sendo assim, as regiões do céu de onde vem a chuva de meteoro é denominada de radiante. Em suma, é ela que define os diversos nomes de chuvas.

Para citar um exemplo, as Geminídeas é consequente da constelação de gêmeos e se caracteriza como uma das mais fortes chuvas de meteoros.

Além da Gaminídeas, existem outros tipos de chuvas de meteoros, como:

  • Quadrantídeos;
  • Lirídeos;
  • Aquarídeos;
  • Delta Aquarídeos;
  • Alfa Capricornídeos;
  • Perseidas;
  • Orionídeos;
  • Táuridas do Sul;
  • Táuridas do Norte;
  • Leonídeos;
  • Ursídeas.

Dicas para ver Estrelas Cadentes

Ao longo do ano, é possível ver as diversas chuvas de meteoros. Sendo assim, confira algumas dicas para identificar as estrelas cadentes:

1-Programação

Estrela cadente, o que é? Definições, características e dicas para vê-las
Tech ao Minuto

Em síntese, através do calendário de chuvas de meteoros, isto é, estrelas cadentes, é possível fazer uma programação para ver o fenômeno.

Além disso, alguns sites como o Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (CACEP), tabelam e indicam quando ocorrerá o pico de chuvas e também a maior quantidade de estrelas cadentes por hora.

2- Localidade

Estrela cadente, o que é? Definições, características e dicas para vê-las
Fin News

Outro fator importante para ver o seu se iluminando através de detritos cósmicos é ir para um lugar afastado da cidade.

Isso porque, a iluminação dos grandes centros urbanos, o excesso de prédios e também a poluição nestes locais dificultam a visualização das estrelas cadentes.

3 – Tecnologia

Estrela cadente, o que é? Definições, características e dicas para vê-las
Aventuras no Conhecimento

Por fim, muitas pessoa não sabem, mas é possível usar aplicativos digitais para identificar uma constelação em que as chuvas de meteoros vão acontecer.

Nesse sentido, os usuários do sistema Android podem baixar gratuitamente o Sky Map ou o SkEye. Por outro lado, os aparelhos iOS, contam com duas opções sendo o GoSkyWatch e o Star Chart.

Leave a Comment