Entenda a importância de beber água constantemente

A água é uma das moléculas mais importantes do corpo. Presente em quase 70% do organismo, ela ajuda no transporte dos nutrientes, na manutenção da temperatura do corpo, na eliminação das toxinas e no funcionamento do intestino. Além disso, ajuda a melhorar o aspecto da pele, cabelos e unhas.

Nos dias frios, porém, é comum que boa parte da população diminua a ingestão de água. Isso faz com que o corpo trabalhe mais lentamente, a fim de poupar líquidos e prevenir uma possível desidratação.

Aliás, a desidratação é um mal perigoso. Sempre que a perda de líquido é superior à reposição, o organismo diminui a produção de suor e urina. Por conta disso, as células são afetadas, em especial as cerebrais, podendo causar confusão mental e perda de consciência.

Orientação

A partir dos 25 anos ocorre uma eliminação de água natural do organismo e aumento na quantidade de gordura no corpo. Esse processo de ressecamento deixa a pele enrugada, além de promover redução no fluxo de sangue e desidratação. Entre os idosos, isso provoca até mesmo óbitos.

Para que a desidratação nunca atinja níveis preocupantes, é preciso ter sempre à mão uma garrafinha com água. O segredo é não esperar sentir sede para consumir alguns goles. Em sua forma pura, a bebida é a melhor fonte de hidratação. Para quem prefere variar, água de coco, leite e suco de frutas natural são as opções.

Refrigerantes, café, chá preto e chá verde não devem ser consideradas formas de hidratação. A cafeína existente nesses produtos acelera a perda de líquido, agindo como um diurético.

Os principais sintomas de desidratação são: boca seca, lábios rachados, diminuição da urina e confusão mental. Já na lista de possíveis causas para a perda de água no organismo estão: febre, diabetes, uso de diuréticos e vômitos, entre outros motivos.

Leave a Comment