Covid-19. Perito da Casa Branca espera uma vacina até ao final do ano

  • Home
  • Internacional
  • Covid-19. Perito da Casa Branca espera uma vacina até ao final do ano

O epidemiologista e imunologista norte-americano Anthony Fauci afirmou que é “razoável” que exista uma vacina para curar a Covid-19 até ao fim do ano, avança a “Reuters”.

“É uma afirmação razoável afirmar que para dezembro teremos uma vacina segura e eficaz”, assumiu o perito número um do Governo de Donald Trump em termos de doenças infeciosas numa conferência com a Federação Americana de Professores, onde foi abordado o regresso às aulas já no mês de agosto.

Com as escolas norte-americanas em processo de reabertura este verão, o imunologista apontou que as infeções assintomáticas são mais prevalecentes entre as camadas mais jovens, e que o perigo aumenta uma vez que estão sempre todos juntos. Com a incerteza de como os jovens transmitem o vírus entre si, Anthony Fauci apontou que os professores vão fazer “parte da experiência” no meio estudantil.

O perito em doenças infeciosas apontou que a situação padrão é o regresso dos jovens à escola mas que é preciso ser “flexível”. Os professores vão ter de utilizar equipamento de proteção individual e também terão de usar máscaras. Os estudantes, nas áreas em que a transmissão é mais evidente, também vão ter de usar máscara devido ao elevado risco.

Os Estados Unidos também já iniciaram os testes para verificar a eficácia das vacinas aprovadas pelo Departamento de Saúde dos EUA. A Sanofi e a GlaxoSmithKline estão em negociações para vender a vacina no mercado norte-americano, europeu e em organizações globais.

Além destas duas farmacêuticas, existem mais empresas na corrida para introduzir a primeira vacina eficaz contra o novo coronavírus no mercado mundial. Até à data, várias empresas já arrancaram com os testes em seres humanos, entre os quais a Pfizer, Moderna, Johnson&Johnson, AstraZeneca, Novavax e Sinovac.

Leave a Comment