Concacaf adia eliminatórias do Mundia’l2022 para Março de 2021

  • Home
  • Desporto
  • Concacaf adia eliminatórias do Mundia’l2022 para Março de 2021

As partidas de qualificação da América do Norte, Central e Caraíbas para o Mundial2022 de futebol, que estavam agendadas para outubro e novembro, vão disputar-se em março de 2021, devido à covid-19, anunciou hoje o a confederação local (Concacaf).

“Muitas partes da região norte-americana permanecem em situações muito difíceis do ponto de vista da saúde e isso foi um fator determinante nesta decisão”, indicou o organismo, especificando que a deliberação foi tomada em acordo com a FIFA.

A Concacaf acrescenta que “vários países da confederação têm restrições nas viagens e requisitos de quarentena, o que tornaria o acolhimento de jogos internacionais de 30 equipas extremamente difícil”.

Na passada semana, Victor Montagliani, presidente da Concacaf, tinha considerado que o adiamento seria necessário.

Em 28 de julho, a Concacaf anunciou que havia mudado o formato da classificação da sua zona para o Mundial2022, ampliando a fase final para oito seleções, com México, Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e Honduras já garantidos.

Às cinco seleções vão juntar-se outros três países, no final de uma fase preliminar que envolve um total de 30 seleções, divididas em seis grupos de cinco. Cada equipa jogará uma vez contra os quatro adversários de grupo, com dois jogos em casa e outros dois fora.

Os vencedores desses seis grupos vão medir forças nos ‘play-offs’ em jogos a duas mãos e garantir a presença na fase final.

Depois, as oito equipas disputam uma espécie de minicampeonato a duas mãos, sendo que os três primeiros vão validar a passagem para o Qatar e o quarto vai disputar um desempate intercontinental.

Leave a Comment