Cientistas – Principais personalidades que fizeram história na ciência

Primeiramente, você já parou pra pensar que praticamente tudo o que usamos no dia a dia foi inventado por alguém no passado? Existem invenções que foram fundamentais para o desenvolvimento da humanidade.

Além disso, diversas teorias ainda são discutidas, mesmo com o passar dos anos. Tudo isso foi possível graças a grandes cientistas que criaram objetos e conceitos surpreendentes para a época em que viviam.

Além disso, hoje é possível realizar diversas atividades com o auxílio de invenções que surgiram no passado. Porém, você sabe quem foram os principais nomes da ciência? Além disso, quais foram as descobertas que puderam mudar o rumo da ciência? Se você não sabe, não se preocupe. Vamos conferir quem foram os nomes que revolucionaram o mundo científico.

Cientistas durante a história

Muitos foram os nomes de cientistas que fizeram história com teorias e objetos criados. Foram invenções tão significantes que conseguiram evoluir os conceitos de ciência e o seu desenvolvimento. Assim, confira os principais cientistas:

Albert Einstein (1879 – 1955)

É praticamente impossível nunca ter ouvido o nome de Albert Einstein. Isso porque, o físico e matemático foi um dos principais nomes da ciência e ainda hoje é lembrado como tal. Por incrível que pareça, Einstein era considerado uma criança diferente por ter aprendido apenas aos quatro anos de idade.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Arteref

Além disso, na escola, era constantemente advertido por não prestar atenção nas aulas. Contudo, Einstein publicou sua primeira obra ainda muito novo, com 26 anos de idade. O livro Teoria da Relatividade Especial foi uma das principais obras desenvolvida pelo cientista.

Por conta disso, o ano em que a obra ficou publicada ficou conhecido como O Ano Miraculoso devido a grandiosidade e impacto na ciência. Além da abra, o cientista ainda desenvolveu estudos sobre o átomo, criou a lei do efeito fotoelétrico. Por esse último feito, foi premiado com o Nobel em 1921.

Marie Curie (1867 – 1934)

Quantas cientistas você conhece? Em praticamente todas as listas sobre os grandes nomes da ciência, Marie Curie é a única que aparece. Isso porque, a cientista foi um dos maiores nomes no meio científico. Por conta disso, conseguiu um feito que nenhum homem teve, dois prêmios Nobel.

Marie Curie estudou medicina em uma universidade clandestina, já que mulheres não eram aceitas de forma regular. Após se formar, conseguiu ingressar na universidade de Sarbonne como discente.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Guia do Estudante

Aos vinte e oito anos, Marie Curie conheceu o cientista Pierre Curie. Assim, trabalharam juntos em pesquisas relacionadas à eletricidade e magnetismo. Logo, as pesquisas renderam a descoberta do polônio e o rádio, dois elementos químicos. Por conta disso, a dupla ganhou o prêmio Nobel.

Entretanto, Pierre Curie morreu atropelado e só após o corrido que Marie foi reconhecida no meio científico. Assim, já com quarenta e quatro anos, Marie desenvolveu estudos relacionados à radioatividade. Até então, nenhum outro cientista havia utilizado o termo. Logo, pela descoberta, Maria consegue o segundo prêmio Nobel. Além disso, entrou para a Sarbonne como a primeira discente mulher.

Charles Darwin (1809 – 1882)

A história de Charles Darwin é de surpreender. O cientista inglês iniciou seus estudos na faculdade de medicina. Porém, largou tudo para se dedicar à vida pastor. Em seguida, decide seguir uma expedição marítima e, com isso, viajou por cinco anos em um navio.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Eu quero investir

Dessa forma, conseguiu desenvolver estudos relacionados à evolução natural, dando início à uma das obras mais significativas das ciências, a Teoria da Evolução. Entretanto, a obra só foi publicada muitos anos após essa viagem.

Outras obras como Sobre a Origem das Espécies também foram criadas pelo cientista. Neste caso, Charles defendia que a evolução dos animais ocorria por meio da seleção da natureza. A teoria foi desenvolvida em 1859. Dessa forma, o cientista foi responsável por revolucionar os estudos das áreas biológicas.

Stephen Hawking (1942 – 2018)

Com certeza foi um dos nomes mais comentados no século XX e XXI. Isso porque, Stephen Hawking exalava uma inteligência única. Desde criança já mostrava suas habilidades na construção dos próprios brinquedos. Em seguida, com apenas dezessete anos, conseguiu ingressas na Universidade de Oxford para estudar física.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Veja

Aos vinte e um anos de idade, Hawking foi diagnosticado com uma doença que enfraquece os músculos e afeta as funções do corpo, a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Entretanto, a doença não foi um empecilho para o cientistas parar os estudos.

Assim, Hawling foi responsável por desenvolver teorias importantes para a física moderna. Dentre elas, o teorema da singularidade. Por conta disso, se tornou um dos cientistas mais comentados na atualidade, além de ser considerado um dos mais importantes do mundo.

Max Planck (1858 – 1947)

Foi um cientista que já nasceu imerso em uma família de cientistas, juízes e teólogos. Recebeu, aos vinte e um anos de idade, qualificação como doutor em física. Por conta disso, trabalhou em diversas universidades na Alemanha.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Britannica

Seus estudos eram voltados para a área das radiações eletromagnéticas. Com isso, desenvolveu teorias em relação à energia produzida por meio de pacotes. Dessa forma, anos mais tarde, Albert Einstein e Niels Bohr puderam desenvolver a teoria quântica.

Isaac Newton (1643 – 1727)

Foi um dos cientistas que mais realizou descobertas e desenvolveu teorias. Dentre as mais conhecidas podemos citar: leis da mecânica, a teoria da gravitação universal, a composição da luz, a construção do primeiro telescópio, as leis do movimento (conhecidas como As Três Leis de Newton) e etc.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Trabalhos acadêmicos

Por conta das inúmeras descobertas, Isaac Newton é considerado o pai da ciência moderna. Um curiosidade sobre a vida de Newton é que ele iniciou os estudos nas artes na Universidade de Cambridge. Porém, por incentivo de um professor, deu seus primeiros passos na matemática e já ministrava aulas aos vinte e quatro anos de idade.

Louis Pasteur (1822 – 1895)

Também foi um cientista que iniciou os estudos nas humanidades, sendo formado em Letras. Entretanto, descobriu nas ciências biológicas uma paixão. Assim, foi responsável por desenvolver teorias que provavam que os germes eram os causadores de grande parte das doenças infecciosas.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Revista Galileu

Além disso, o cientista foi responsável por desenvolver a vacina contra a raiva e a teoria da biogênese. Nesse sentido, Louis Pasteur contribuiu para que infecções bacterianas se tornassem fácies de serem identificadas e, consequentemente, tratadas.

Thomas Edison (1847 – 1931)

Foi o cientista que inventou a lâmpada. Isso mesmo, Thomas Edison iniciou suas invenções com apenas doze anos. Assim, em seu laboratório construído em casa, o cientista colecionada criações. Logo, com quarenta anos, o cientista já possui sua própria empresa, a General Electric.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: História

Por conta disso, Thomas Edison era também reconhecido por comprar os direitos de invenções de outros cientistas. Além da lâmpada, Edison foi responsável pela invenção do fonógrafo, câmara de cinema, bateria de carro elétrico e a caneta elétrica.

Werner Heisenberg (1901 – 1976)

Vindo de família que estudava línguas, Werner não seguiu o mesmo caminho. Assim, apaixonado por física, o cientista logo ingressou na Universidade de Munich, com dezenove anos de idade. Em seguida, com três anos de estudos, conseguiu a qualificação como doutro em física.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: New Scientist

Dessa forma, desenvolveu teorias como o princípio da incerteza. Por conta disso, ganhou, em 1932, o Nobel pela criação da mecânica quântica. Em seguida, foi possível desenvolver estudos relacionados às formas alotrópicas do hidrogênio.

Nikola Tesla (1856 – 1943)

Responsável pela descoberta do controle remoto, Nikola Tesla veio de família de inventores. Ainda jovem, começa a estudar engenharia. Por conta de suas habilidades, Thomas Edison o convida para trabalhar, após o cientista ter descoberto estudos sobre o campo magnético rotativo.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Canaltech

Além do controle remoto, Tesla também foi responsável por invenções como tecnologia do laser, comunicação wireless, luzes neon, controles remotos, celulares, o rádio, o sistema de ignição que liga carros, entre outras.

Galileu Galilei (1564 – 1642)

Responsável por desenvolver as teorias que deram origem ao relógio de pêndulo. As ideias de Galileu eram consideradas extravagantes demais para época. Por conta disso, o cientista foi isolado em casa.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: O que é história

Além disso, Galileu desenvolveu formas de melhorar o telescópio e, assim, descobriu que a Terra não era o centro do universo. Dessa forma, criou a Teoria Heliocêntrica, na qual foi durante criticado pela Igreja. Assim, foi condenada a permanecer em casa, sendo condenado à prisão perpétua domiciliar.

Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 – 1736)

Foi o cientista responsável pela invenção do “termômetro por dilatação do mercúrio” e da “Escala Fahrenheit”. Por conta dessas descobertas, hoje é possível medir a temperatura das coisas.

Cientistas - Conheça os principais nomes que fizeram história na ciência
Fonte: Pinterest

Além disso, Daniel Gabriel se dedicou na fabricação de objetos como higrômetros e termômetros.

Leave a Comment