Cérebro – Definição, anatomia, divisões cerebrais e principais funções

O cérebro é uma parte do corpo humano localizado no encéfalo, parte superior do sistema nervoso central que controla o organismo. Assim, apesar de ocupar apenas 2% do peso corporal, essa é a parte mais desenvolvida do encéfalo, além de receber 25 % do sangue bombeado pelo coração.

Dessa forma, o cérebro é composto por uma massa cinza-rósea. A partir disso, são encontradas substâncias diferentes, dentre elas o córtex cerebral, produzido na substância cinza do cérebro. Visto isso, o córtex cerebral é uma estrutura formada por células neuróglias e neurônios, que são constituídos por um tecido fino.

Nesse sentido, o cérebro funciona como o receptor de todas as atividades do corpo humano. A partir disso, ele decodifica as informações e transmite mensagens para os sistemas que trabalham para manter o corpo em funcionamento. Além disso, é por conta do cérebro que possuímos atividades neurológicas como a fala e a memória.

Anatomia do Cérebro Humano

O cérebro é composto por dois tipos de tecidos superpostos, um de cinza e outro branco. Dessa forma, o tecido de cor acinzentada é responsável pela produção do córtex cerebral – lugar onde ocorre os processamentos neurais sendo constituído por células neurais e nervosas.

Já no tecido de cor branca é onde está localizado o núcleo cerebral. É a partir dele que ocorrem conexões importantes no corpo, como com os órgãos sensoriais e os músculos.

Cérebro - Definição, anatomia, divisões cerebrais e principais funções
Divisão dos lóbulos cerebrais. Fonte: Precision Health

Além disso, a parte cerebral é dividida em quatro lóbulos que se ligam entre si. Visto isso, os lóbulos cerebrais são denominados como: lobo frontal, parietal, temporal e occipital. Todas as divisões estão relacionadas com os ossos que formam o crânio.

Nesse sentido, temos:

  • Lobo frontal – referem-se ao trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções, sendo o maior das quatro divisões;
  • Lobo temporal – está presente, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a fala, audição e, até mesmo, a escrita;
  • Lobo parietal – Relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques;
  • Lobo occipital – Possui relação com o processamento das informações visuais, sendo o menor das quatro divisões.

Hemisférios

O cérebro é divido em dois hemisférios, o lado esquerdo e o direito. Assim, as duas metades cerebrais são responsáveis por desempenhar funções diferentes. Além disso, os lados cerebrais controlam as partes opostas do corpo. Ou seja, o lado esquerdo controla os estímulos do lado direito e vice-versa.

Cérebro - Definição, anatomia, divisões cerebrais e principais funções
Divisão dos hemisférios cerebrais. Fonte: A mente é maravilhosa

Os lados são classificados por desempenharem funções específicas. Ou seja, o lado direito é responsável por nos conferir a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Por outro lado, o lado esquerdo é responsável pela capacidade de escrever e ler, além de nos dar a capacidade de identificar regras gramaticais.

Entretanto, existem algumas funções desempenhadas pelo corpo humano que dependem dois dos hemisférios, como a fala. Além disso, diversas outras habilidades que desenvolvemos são advindas dos hemisférios como o raciocínio, a imaginação, escrita, lógica, consciência artistas e etc.

Cérebro - Definição, anatomia, divisões cerebrais e principais funções
Os hemisférios são responsáveis por desenvolver funções específicas. Fonte: Body Language

Portanto, o cérebro é responsável pelo controle de todas os sentimentos e atividades que o corpo desenvolve. Ou seja, conseguimos andar, falar, imaginar, refletir, nos manter em equilíbrio e tantas outras atividades.

Você sabia?

  • Algumas estudos afirmam que os humanos utilizam apenas 10% do cérebro. Porém, a verdade é que 100% do cérebro é utilizado;
  • O cérebro de Albert Einstein foi retirado para estudos após sua morte. Os estudiosos queriam descobrir de onde vinha tanta inteligência;
  • O hemisfério esquerdo do cérebro possui mais neurônios do que o direito;
  • De acordo com cientistas, a capacidade de memorizar está sendo afetada pelo uso da tecnologia que “facilita” guardar informações.
Leave a Comment