Cães e crianças têm a mesma inteligência social. A ciência explica

Homens e cães têm mais em comum do que se imagina, e é a ciência quem o diz. Um estudo da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, apurou que cães e crianças de dois anos têm o mesmo padrão de inteligência, as mesmas habilidades de comunicação e cooperação.

Durante a pesquisa, os investigadores analisaram 552 cães, que passaram por uma série de testes de cognição, 105 crianças de dois anos e 106 chimpanzés. “O que nós descobrimos é que existe um padrão, no qual os cães que são bons numa habilidade social tendem a ser bons em várias outras habilidades sociais relacionadas, e isso é a mesma coisa que encontramos em crianças, mas não nos chipanzés”, explica o responsável pelo estudo, o diretor do Centro de Cognição Canina da Universidade do Arizona, Evan MacLean, de acordo com o portal UOL

Os cientistas acreditam que o que separa a psicologia dos humanos de outras espécies é a habilidade de comunicação que começa a desenvolver-se por volta dos nove meses, que os cães também possuem. Uma possível explicação para essa semelhança é a de que as duas espécies evoluíram de modo a favorecer a amabilidade. 

Leave a Comment