Bentley Continental “Project 116”: Special one

  • Home
  • Motor
  • Bentley Continental “Project 116”: Special one

Quem não tem Bentley Blower… caça com Bentley Continental R. Assim poderíamos explicar a razão de ser deste inédito e surpreendente coupé feito à medida.

Em 1997, Carlo Talamo, importador italiano da Rolls-Royce e da Bentley, mas também da Harley-Davidson, pretendia adquirir o seu automóvel de sonho: o Bentley Blower dos anos 30. Mas os preços praticados tornavam o sonho dificilmente concretizável.

Assim, o empresário solicitou à Bentley que lhe preparasse um automóvel único, a partir do Continental R, mas inspirado no icónico e inalcançável Bentley Blower. E o resultado foi um coupé com menos 200 quilos (sendo certo que um Continental R “normal” já superava as duas toneladas), graças à remoção dos bancos traseiros e utilização do alumínio para o capô e grelha frontal.

Mas este “Project 116” continua a ser um Bentley, pelo que, o luxo e a atenção pelos detalhes são de um nível à parte, e particularmente nesta versão. O friso de madeira que percorre o habitáculo, os acabamentos em pele preta contrastando com o brilho do alumínio, o roll-bar…

Além do programa de emagrecimento, o motor V8 6.7 foi musculado pela Cosworth, nomeadamente através de um turbo maior, o que permitiu obter a potência de 425 cv e 908 Nm.

Este Bentley Continental R “Project 116”, simultâneamente, moderno e carregado de história, cujo estilo inédito foi motivado pela paixão automóvel e não pelo exibicionismo (como muitas vezes se vê por aí), foi adquirido recentemente por um misterioso (e sortudo) comprador na DK Engineering, no Reino Unido.

Leave a Comment