Aprenda como dormir para evitar dor nas costas

Quando pensamos nas possíveis causas da dor nas costas, dificilmente achamos que o modo de dormir pode ser uma delas, não é verdade? Inclusive, muitos se deitam na cama justamente para aliviar a dor nas costas.

No entanto, a postura na hora de dormir pode ajudar a definir se vamos ou não ter dor nas costas. Assim, vale a pena conhecer as dicas que o centro médico acadêmico americano Cleveland Clinic de como dormir para evitar dor nas costas:

1. Mantenha a coluna em uma posição neutra

Você deve optar por um bom colchão de molas ou de espuma. Outra opção é por um colchonete/capa para colchão de espuma (mattress topper) por cima do seu colchão de molas, para ter um suporte extra.

Você ainda pode alterar a sua posição de dormir ou colocar travesseiros para manter a coluna em uma posição neutra.

Um colchão de molas pode criar pontos de pressão na parte de trás da cabeça, nas escápulas dos ombros, no cóccix e nos calcanhares. Além disso, dependendo da firmeza do colchão, ele não dá suporte à curva da coluna no pescoço ou zona lombar.

2. O seu tipo de corpo também importa

O seu tipo de corpo determina o tipo de suporte que você precisa que o colchão te dê. Se os seus quadris são mais largos que a cintura, um colchão mais macio pode acomodar a pélvis e permitir que a coluna se mantenha numa posição neutra.

Por outro lado, se os seus quadris e cintura formam uma linha relativamente reta, uma superfície mais rígida oferecer um suporte melhor para você.

3. Durma de costas

Esta é a posição ideal para dormir. Afinal, ela distribui o peso igualmente pela superfície mais ampla do corpo, reduzindo pontos de pressão e garantindo o alinhamento apropriado dos órgãos internos.

Por outro lado, a pior posição para dormir é de barriga para baixo, devido à posição não natural na qual o pescoço fica. Aliás, se você é gestante, aproveite e veja se a grávida pode dormir de barriga para cima.

4. Alternar o lado em que dorme

Para quem dorme de lado, a dica é alternar o lado em que deita na cama. Algumas evidências sugerem que o hábito de dormir de um lado num colchão ruim pode contribuir com dor e desequilíbrio muscular.

Aliás, sempre dormir do mesmo lado suspende o meio do corpo entre os quadris e ombros, a parte mais ampla do tronco. Para manter os quadris, pélvis e coluna alinhados ao dormir de lado, a dica é colocar um travesseiro entre os joelhos.

5. Não se esqueça do travesseiro

Independente de dormir de costas ou de lado, o travesseiro jamais pode ser esquecido. Ele deve ficar abaixo da cabeça e do pescoço, não dos ombros.

Se você dorme de costas, garanta que o travesseiro preencha o espaço entre o seu pescoço e o colchão para manter uma posição neutra, com o pescoço propriamente alinhado. Por outro lado, se você dorme de lado, use um travesseiro mais grosso e coloque-o embaixo da sua orelha.

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