Aprenda a calcular a verdadeira idade ‘humana’ do seu cachorro

Reza a lenda que cada ano de vida de um cachorro equivale a 7 anos de vida de uma pessoa. Acontece que as coisas não são tão simples assim.

Uma equivalência entre as idades canina e humana envolve algumas contas, já que há uma série de fatores que influenciam no envelhecimento dos cãezinhos, que vão desde seu tamanho, até a alimentação e outros. Isso também vale para humanos.

A ideia principal dessa antiga equivalência é baseada em uma expectativa de via de 77 anos para seres humanos e 11 anos para cães, mas ambas aumentaram consideravelmente nos últimos anos, dependendo do local onde o estudo é feito. Algumas características do desenvolvimento dos cachorros também devem ser levadas em conta.

Por exemplo, um cachorro normalmente atinge a maioridade sexual entre 6 meses e 1 ano de idade. Pela crença antiga, ele teria apenas 7 anos de idade humanas, mas já procriando. Cães não se desenvolvem na mesma proporção dos humanos e é isso que alguns estudos têm mostrado.

Várias regras e operações matemáticas já foram feitas tentando explicar melhor a idade dos cães comparada com a idade humanas, mas os estudos mais recentes aperfeiçoaram isso com a adição de um logaritmo na operação.

Em outras palavras, para entender e idade do seu cachorro, é preciso se debruçar sobre aquele antigo livro de matemática que muita gente temia na época da escola.

Envelhecimento canino

A fórmula para calcula a idade exata do seu pet é a seguinte: 16 x ln (idade canina) + 31 = idade equivalente humana. Nesse caso, ln corresponde ao logaritmo natural.

Basicamente, assume-se que o primeiro ano de vida do cachorro equivale a 31 anos humanos. A partir daí, a cada vez que a idade canina do seu amigo dobrar, adiciona-se 11 anos.

Por exemplo, um cachorro de 8 anos possui 31 anos humanos, correspondentes ao seu primeiro ano de vida, e sua idade já dobrou 3 vezes. Assim, são 3 vezes de 11 anos adicionados aos primeiros 31, totalizando 64 aos humanos.

Leave a Comment