Apollo 13, o que foi? Origem da missão, problemas e retorno

No dia 11 de abril de 1970, o foguete Saturn V decolava para o espaço e a missão Apollo 13 era iniciada. O objetivo? Realizar uma missão na lua. Os astronautas Jim Lovell, John Swigert e Fred Hais foram os responsáveis pelo trabalho.

Entretanto, dois dias depois, toda a missão teria que ser modificada e alterada para que fosse bem sucedida. Uma vez que o objetivo inicial, que era chegar até a lua, foi interrompido após um tanque de ar explodir por causa de um curto circuito.

A famosa frase “Houston, we have a problem” se originou dessa missão. Após isso, ela passou a ser bastante conhecida e utilizada em filmes adaptados sobre o Apollo 13.

Iniciando a missão Apollo 13

Apollo 13 - A missão que entrou para a história
Olhar digital

Tudo aconteceu no Centro Espacial John F. Kennedy. Este era o sétimo voo realizado pelo programa Apollo, sendo essa a missão de número 17.

O comandante da missão, Jim Lovell, já havia passado mais de 700 horas no espaço, possuindo grande experiência profissional.

O Saturn V, então, decolou às 16:13 para o espaço, e a missão Apollo 13 foi iniciada. O projeto para a conquista da lua havia sido iniciado com sucesso.

O surgimento dos problemas

Apollo 13 - A missão que entrou para a história
Wikipédia

Dois dias após o início da missão, um tanque de oxigênio no módulo de serviço foi rompido, colocando então, a vida de todos a bordo em risco. Com esse defeito iminente, logo a missão mudou de curso. O objetivo agora era retornar os tripulantes para a Terra em segurança, já que seria impossível concluir a chegada à lua com sucesso.

Uma despressurização na cabine fez com que os astronautas fossem para o Aquarius; que era o módulo que seria usado no pouso na lua. Ele serviu como uma saída imediata, e apesar das dificuldades, a tripulação conseguiu se manter segura ali.

O Aquarius, contudo, só possuía espaço para duas pessoa. Apesar disso, os três tripulantes conseguiram adaptar, com muito esforço e dificuldade; oxigênio suficiente para os três.

Retornando para a Terra

Apollo 13 - A missão que entrou para a história
Cavok

Eles agora tinham que voltar em segurança para a Terra. Porém, não podiam simplesmente mudar as coordenadas do Saturn V, já que não possuíam combustível suficiente para isso. Então, a solução foi colocar uma trajetória de caminho livre, onde eles iriam continuar o caminho para a lua.

Jim, John e Fred deram uma volta ao redor da lua e, então, entraram em órbita que os retornariam rumo à Terra. Toda a viagem de volta durou um prazo de exatos 5 dias, 22 horas e 54 minutos. No dia 17 de abril de 1970, afinal, eles caíram no oceano pacífico.

Só depois disso, eles foram resgatados com sucesso e puderam retornar para casa. A falha ocorrida foi descoberta e analisada, de modo que algo parecido não voltasse a ocorrer futuramente.

Leave a Comment