Alguns tipos de stresse em início de vida associados à depressão na juventude

Os resultados apoiam uma associação entre oito diferentes tipos de stresse em início de vida e o desenvolvimento da depressão na juventude.

Ao examinar a associação entre oito tipos diferentes de ELS e a depressão na juventude, os autores encontraram que enquanto alguns tipos de ELS (tais como a pobreza) não eram associados à MDD, outros tipos de stresse, incluindo o abuso emocional, estavam associados mais fortemente com a MDD do que avaliações mais alargadas de ELS.

“Os investigadores documentaram que o stresse em início de vida aumenta o risco de desenvolver depressões na vida adulta. Queríamos saber o grau em que estava associado com a depressão no início de vida – especificamente na infância ou adolescência”, disse o autor principal Joelle LeMoult, doutorado e investigador na Universidade de British Columbia, em Vancouver no Canadá. “Dado que os primeiros resultados da depressão muitas vezes significam um curso recorrente pela vida fora, descobrimos que a exposição ao stresse em início de vida mais do que duplica a possibilidade de alguém desenvolver depressão na juventude”.

“Os achados indicam que existe uma fina janele entre a adversidade e a depressão, durante a qual temos a oportunidade de intervir”.

A descoberta é baseada uma meta-análise de dados de 62 artigos de jornais e mais de 44 mil participantes únicos. Os estudos que avaliam o stresse no início de vida e a presença ou ausência de MDD antes dos 18 anos de idade foram também incluídos.

Comparados com jovens que não foram expostos a ELS, os jovens expostos eram 2,5 vezes mais prováveis de desenvolver MDD. Os autores concluíram ainda que oito meta-análises adicionais para examinar a associação entre diferentes tipos de ELS e um diagnóstico de MDD na infância ou adolescência. O abuso sexual ou físico, a morte de um membro da família, a violência doméstica e o abuso emocional foram associados a um risco significativamente superior de MDD na juventude. Em contraste, a pobreza, doença ou lesão, e a exposição a desastres naturais não têm ligação.

Várias variáveis moderaram a associação entre a ELS e MDD na juventude. Por exemplo, estudos que utilizaram uma base de análise de entrevistas ou que incluíram amostras de tamanhos superiores reportaram associações mais fortes entre a ELS e a depressão.

Juntos, os resultados forneceram provas de que o efeito adverso da ELS na MDD se manifesta mais cedo no desenvolvimento, antes da idade adulta, e varia por tipo de ELS. Para além disso, as conclusões apoiam recomendações para a utilização de melhores métodos de pesquisa na investigação sobre o stresse no início de vida.

Leave a Comment