Alexandre o Grande, quem foi? História, conquistas militares, curiosidades

  • Home
  • Biografias
  • Alexandre o Grande, quem foi? História, conquistas militares, curiosidades

Alexandre o Grande, na verdade, se chamava Alexandre III Magno. Nascido na região de Pella na Babilônia, era filho do imperador Felipe II e da princesa de Epiro.

Nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a .C. Assim, conhecido pela força e astúcia, foi um dos mais importantes militares do período em que viveu.

Nesse sentido, durante a adolescência e o início da vida adulta o filósofo Aristóteles foi quem o ensinou ciências, medicina e filosofia. Assim, Alexandre começava seu interesse pelos estudos científicos e as descobertas.

A vida de Alexandre foi durante golpeada quando seu pai foi assassinado, no verão do ano 336 a.C.

Nesse sentido, após a morte de seu pai, Alexandre assumiu o trono da Macedônia. Dessa forma, iniciava ali o caminho de um dos mais importantes conquistadores da História dos impérios romanos.

Assim, ficou conhecido pela inteligência e pela forma como tratava os momentos de conquistas territoriais. Apesar das características bondosas, Alexandre se mostrava firme quando as situações pediam mais rigidez.

Alexandre o grande, história

Durante seu reinado no império da Macedônia, Alexandre cometeu atos em que se arrependeu. Isso porque, após ter se embriagado, matou um dos seus amigos, chamado Clito. Após o erro que cometeu, o então imperador se arrependeu drasticamente.

Entretanto, apesar desse ocorrido trágico, o Grande era reconhecido pelos planos de crescimento para o império. Assim, em uma de suas ideias, o imperador tinha em mente unificar o Oriente e o Ocidente em um império mundial. Essa foi apenas um das ideias grandiosas que teve enquanto foi político e dirigente.

Alexandre o grande, quem foi? História, vida no exército e curiosidades
Busto de Alexandre, O Grande, esculpido em Alexandria aproximadamente 200 a.C., em exibição no Museu Britânico, em Londres. Fonte: Info Escola

O exército liderado por Alexandre era repleto de jovens que foram treinados e educados para compor a linha de batalha. Assim, aproximadamente, 30 mil jovens persas receberam educação grega e passaram a conhecer as técnicas militares para integrar o exército do Grande.

Além dos jovens persas que foram treinados para o exército, o Grande também agregou os costumes persas às suas tradições e acabou casando com mulheres do Oriente. Assim, teve como primeira esposa a filha mais velha de Daria, Estatira ou Stateira. Em seguida, se casou Roxana, filha do sátrapa Bactriana Oxiartes.

Alexandre o grande, quem foi? História, vida no exército e curiosidades
Alexandre, o Grande e Dario III da Pérsia na Batalha de Gaugamela. Mosaico Romano de c.100 a.C. da Casa do Fauno na Pompeia. Fonte: Arte Refe

Em síntese, Alexandre se considerava um ser divino. Assim, ordenou ao império que, após sua morte, todas as pessoas o adorassem como deus. Apesar da ordem ser explicitamente de ordem política, o fato de Alexandre se considerar um ser divino impulsionou a decisão do Grande.

Conquistas do Grande

Durante o período em que liderou o império da Macedônia, o Grande arquitetou várias cidades gregas, inclusive algumas com o seu nome, como exemplo a cidade de Alexandria. Vale destacar que grande parte das cidades construídas contavam infraestrutura bastante desenvolvida. Além disso, eram autônomas, porém seguiam as leis do reino.

Alexandre o grande, quem foi? História, vida no exército e curiosidades
O grande conquistador, que foi discípulo de Aristóteles, morreu aos 32 anos em circunstâncias que ainda são motivo de especulação. Fonte: Zap

Dessa forma, após a finalização das construções, integrantes do exército, soldados, negociantes, comerciantes e eruditas começaram a ocupar as casas. Em seguida, a diversidade cultural e a língua grega foram inseridas nos costumas dos moradores das cidades. Por conta disso, a expansão de Roma foi possível.

Você sabia?

  • Em 2004, o diretor de cinema Oliver Stone lançou o filme Alexandre, contando a biografia deste grande imperador da antiguidade;
  • Alexandre o Grande se tornou general aos 16 anos e rei aos 20;
  • O Grande era tão poderoso e carismático que chegou a ser considerado um semideus;
  • A morte de Alexandre ainda gera muitas controvérsias. Isso porque, existe a hipótese de que ele tenha sido envenenado;
  • Após a morte do imperador, o corpo só começou a decompor depois de seis dias após a morte.
Leave a Comment