6 lugares para descobrir à beira Tejo

Uma das características mais valorizadas em Lisboa é a proximidade ao Rio Tejo e as notícias mais recentes dizem que vamos, cada vez mais, viver o rio. Para já, vamos recordar seis locais onde podemos desfrutar e relaxar à beira Tejo.

1 – Ribeira das Naus

Tejo continua a ser a fórmula mágica para os cenários mais apaixonantes e também para os momentos mais reflexivos. Por isso mesmo, um passeio pela Ribeira das Naus, com a parte histórica da cidade de um lado e o rio do outro, é a escolha acertada para aproveitar a proximidade do rio. Se preferires, podes parar e estender na relva a desfrutar da paisagem – e da companhia!

Foto: @divisare.com

2 – Zona Ribeirinha de Belém 

São cerca de 7 quilómetros, do Cais do Sodré até Belém, de uma das retas mais bonitas que Lisboa tem para oferecer a todos os amantes do running ou apenas de um passeio tranquilo perto do Tejo. Durante o percurso, que é pouco exigente ao nível de subidas e descidas, terás ainda a possibilidade de desfrutar de alguns dos edifícios mais icónicos da cidade, como a Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, o MAAT e o Museu da Eletricidade.

Foto: @unsplash

3 – MAAT

Projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete do atelier AL_A, o MAAT inaugurou em outubro de 2016 e veio trazer uma nova relação entre a arte contemporânea, a cidade e o Tejo. O percurso pedonal da frente ribeirinha passou, desde aí, a incluir a cobertura do novo edifício, algo inovador do ponto de vista arquitectónico. Pela beleza e originalidade, merece um destaque próprio.

Foto: @ala.uk.com

4 – Parque Ribeirinho Oriente

O recém inaugurado Parque Ribeirinho Oriente, que nasceu na zona do Braço de Prata, em Marvila, estende-se até 650 metros junto ao rio Tejo e tem uma dimensão de 4 hectares. É, por isso, o parque mais recente de Lisboa onde podemos aproveitar a proximidade ao rio.

Parque Ribeirinho Oriente
Foto: @Câmara Municipal de Lisboa

5 – Ponto Final 

Se estiveres na Margem Sul, em Cacilhas, há várias esplanadas com o Tejo como cenário. Uma das nossas preferidas é a do Ponto Final, mesmo em cima do rio, que oferece perspetivas incríveis de Lisboa, desde Belém até ao Parque das Nações, num ambiente descontraído e tão distante da agitação da capital. Além das vistas, ainda serve grandes pitéus, com destaque para a sopa de cação, para o peixe grelhado e para as pataniscas de bacalhau com arroz de feijão.

Foto: @_johnjase

6 – Caminho Pedonal Vila Franca de Xira/Alhandra

São cerca de quatro quilómetros, sempre paralelos ao Tejo, num percurso entre a Fábrica das Palavras e a Casa Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra. Um caminho para descobrir a pé ou de bicicleta, com bonitas vistas para o rio, zonas de contemplação e equipamentos de ginásio ao ar livre.

Foto: @cm-vfxira.pt
Leave a Comment