10 curiosidades que você não sabia sobre o naufrágio do Titanic

O RMS Titanic foi o único transatlântico afundado por um iceberg da história. O navio britânico partiu para sua viagem inaugural em 10 de abril de 1912.

O trajeto da embarcação era de Southampton, na Inglaterra, para Nova Iorque, passando por Cherbourg-Octeville, na França, e por Queenstown, na Irlanda.

Em 14 de abril, às 23h40min, o navio colidiu com um iceberg, afundando na madrugada seguinte com mais de 1500 pessoas a bordo.

O acidente ficou bastante conhecido após o filme ‘Titanic’, de James Cameron, de 1996, estrelado por Leonardo Dicaprio e Kate Winslet.

Os restos do Titanic foram descobertos no ano de 1985 e estão localizados a 379 milhas da costa da Ilha da Terra Nova, província Canadense. O navio está há aproximadamente 12.500 pés de profundidade.

Confira 10 curiosidades sobre o naufrágio do Titanic:

1 – Instalações luxuosas do Titanic

O interior do Titanic teve inspiração do hotel Ritz, da cidade de Londres, na Inglaterra. As instalações do navio incluíam piscina, ginásio, banho turco, campo de squash e um canil para cães de luxo – coisas nunca antes vistas em embarcações da época.

O navio inclusive tinha o seu próprio jornal publicado diariamente e intitulado ‘O Boletim Diário do Atlântico’.

2 – Cães a bordo

No momento do acidente, o navio possuía 9 cães a bordo. Dentre eles, dois foram salvos e sobreviveram: um pequinês e um lulu-da-pomerânia.

3 – Hoje, todos os sobreviventes já morreram

milvina-dean

O último sobrevivente do acidente tinha sido Milvina Dean, que morreu em 31 de maio de 2009, com 97 anos de idade. Na época da tragédia, ela era apenas um bebê de dois meses de vida.

4 – Foi uma questão de segundos e poderia ter sido evitado

iceberg-titanic

Exatamente 37 segundos se passaram entre o momento que o iceberg foi visto e a colisão. Se o capitão tivesse sido notificado em apenas 30 segundos antes, o acidente poderia ter sido evitado.

5 – Lua de mel nada doce

Dentre todos os passageiros a bordo, 26 deles eram recém-casados e estavam fazendo sua viagem de lua de mel.

6 – Música até o último minuto

musicos-titanic

Uma das cenas mais conhecidas e emocionantes do filme inspirado no naufrágio do Titanic é dos músicos do navio tocando enquanto o transatlântico afunda. Isso realmente aconteceu e eles tocaram por duas horas e cinco minutos após a colisão com o iceberg.

7 – Desistiu de última hora

milton-hershey

Milton Hershey, famoso empresário por trás das fábricas de barra de chocolate ‘Hershey’, tinha bilhete para a viagem inaugural do Titanic, mas mudou de planos na última hora.

8 – Apenas um grande objeto decorativo

chamine-titanic

Das quatro chaminés do navio, apenas 3 funcionavam. Uma delas era apenas decorativa.

9 – Filme ostentação

filme-titanic

Os gastos para a produção hollywoodiana, de 1997, foram maiores do que o que foi usado para a construção do navio na vida real.

10 – Treinamento cancelado

Era para ter sido realizado um treinamento com os passageiros para casos de emergências com botes salva vidas na véspera da viagem, mas o treinamento foi cancelado.

Talvez se tivesse acontecido os treinamentos, mais passageiros teriam sobrevivido.

Leave a Comment